Tsunade Tsunade  • 24.05.17 21:55

Variáveis e Constantes Empty Variáveis e Constantes 24.05.17 21:55

Boa noite! Hoje iremos tratar de mais um assunto de suma importância na programação: o conceito de Variáveis e Constantes. As variáveis e constantes são valores presentes nos programas que compõem cálculos, condições, laços de repetição, enfim, estão presentes em todas as partes do programa, em todos os programas.

O que seria então uma variável? Como o próprio nome diz, variável é uma valor mutável ao longo da execução do programa. Este programa poderá ser lido do teclado, poderá ser obtido de um hardware, porderá ser manipulado dentro do código, dentre outras inúmeras utilizações. Toda variável precisa ter o seu tipo definido, para que o programa possa reservar na memória a quantidade necessária de espaço.

Além do tipo, a variável precisa de um rótulo ou um nome que a identifique dentro do programa. É através desse rótulo que ela será referenciada em todo o programa.

A variável, antes de ser utilizada, precisa ser declarada. Na declaração, definimos o rótulo e o tipo da variável. Exemplo:

Código:

[Declaração de Variáveis]
soma : Real
inicial : Caracter
idade : Inteiro

Dessa forma, após a declaração, sempre que utilizarmos, por exemplo a palavra soma, estaramos referenciando a variável com o nome soma.

Com as constantes, acontece de forma semelhante, com a diferença de que o valor será afixado no início do programa e não poderá ser alterado. Em algumas liguagens, não é necessário dizer o tipo da constante. Aqui vai um exemplo da declaração de constantes:

Código:

[Declaração de Constantes]
Maximo = 50
Dolar = 2,45

Dessa forma, neste exemplo, se referenciarmos Maximo durante o nosso código, estaremos, na verdade, referenciando o valor 50.

Código:

[Esqueleto de um Algoritmo]
 
Título_do_Algoritmo
 
[Declaração de Constantes]
 
[Declaração de Variáveis]
 
[Processamento]

Espero que tenham entendido os conceitos de variáveis e constantes, seu uso e declaração. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.

Abraço a todos!

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.