Franquia limitada de dados para internet fixa

+3
Wiz-Khalifa
Kuroko
Yσυ Dσит Kиσw
7 participantes

Yσυ Dσит Kиσw Yσυ Dσит Kиσw  • 15.04.16 11:46

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 11:46

Como todos já devem saber, as empresas de telecomunicações, focadas na área de telefonia e internet, estão começando a querer limitar a quantidade de dados que usuários de rede fixa podem usar num mês. Em resumo: aplicar o mesmo sistema que usam para o 3G/4G nas redes fixa. 

 Das principais empresas do país, as que já adotam (e praticam ou não), ou passaram a adotar esse sistema, são: Vivo, GVT (Vivo), NET, Oi. A TIM, referente a TIM Live, já confirmou que não pretende aderir à essa tendência.  Alguns outros provedores menores, localizados, também estão evitando essas mesmas práticas.

 E o que limitar a franquia de dados significa? Bem, na internet, tudo o que você faz envolve enviar e receber arquivos, pacotes, etc. Limitar a quantidade de dados que você pode trafegar durante determinado período, é, essencialmente, determinar o quanto você pode navegar, e com que intensidade, durante aquele período.

 Vídeos, filmes, séries, animes, em streaming, consomem quantidades altíssimas de banda. Download de jogos, filmes e séries, torrents, etc., também consomem grandes quantidades de banda (referente ao próprio tamanho do arquivo). E, claro, o próprio uso diário comum, Facebook, fórum, Twitter, músicas, jogar online, também consome banda, pouco, mas não deixa de consumir. E, claro, isso é cumulativo.

  Para um exemplo simples, o maior pacote de franquia da Vivo é de 130GB mensais (banda de 25Mb/s). 
 - GTA V, download completo, é em torno dos 50GB. Mais de 1/3 do consumos mensal máximo.
 - Netflix, na qualidade mais baixa consome 0.3GB por hora. Questão é: ninguém vê em 240p. Em HD, que é o uso normal da ferramenta, o Netflix consome em torno de 2,7Gb por hora.
 - Vídeos no youtube, em HD, se aproximação do consumo do Netflix. O mesmo vale para animes e download de séries e filmes.

 E notem: esse pacote é supostamente direcionado aos "heavy users", pessoas que abusam do uso de internet, com trafego de dados imenso.
 
 Outros pacotes que a Vivo vai oferecer:
 

  • Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB 
  • Banda Larga Popular 1 e 2 Mb/s: 10 GB
  • Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB
  • Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB
  • Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB
  • Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB 



 Quanto aos usuário do Fibra, não vão escapar dos limites de franquia. Apesar de terem franquias mais "gordas", estão longe de serem condizentes com o uso entendido para a banda ofertada:
 

  • Vivo Fibra 15 Mbps – 120 GB de franquia

  • Vivo Fibra 25 Mbps - 130 GB de franquia

  • Vivo Fibra 50 Mbps - 170 GB de franquia

  • Vivo Fibra 100 Mbps - 220 GB de franquia

  • Vivo Fibra 200 Mbps - 270 GB de franquia

  • Vivo Fibra 300 Mbps - 300 GB de franquia 


 Reparem como a mesma franquia de 200kb/s é a de 1 e 2 Mb/s. Coisa que é consumida por 2 filmes, é, supostamente, para durar 1 mês. 4Mb/s permitira o download de 1 jogo no mês, considerando a média dos jogos atuais, e isso excluindo qualquer outro uso. 




 Para quem usa Net (Claro), já possui a franquia de dados desde o início do seu contrato, apesar desse sistema nunca ter sido forçado, até então. Basicamente, planos de 2Mb/s possuem limites de 30Gb, e o maior plano ofertado, 500Mb/s, oferece 500GB de franquia.




 Para quem exceder o limite, a conexão não pode ser cortada, vide o Marco Civil (assassinato) da Internet. Em compensação, a banda será reduzida para o menor pacote ofertado pela empresa (200Kb/s para Vivo/GVT, 512Kb/s para Net/Claro).

 Para quem aqui é da época (felizmente sofri pouco com isso), vão se lembrar de um modelo que também fazia você calcular seu consumo, horas de uso e em que horários utilizar, se chamava Internet Discada.

 E o que podemos fazer para parar isso?
 - Nada, afinal é um cartel sustentado pela Anatel e políticos que podem ser comprados.
 - Expressar a sua indignação nas redes sociais das empresas, enquanto tiver banda para isso.
 - Reclamar no SAC das empresas.
 - Apesar de ser o mesmo que nada, assinar: Abaixo assinado online
 - Boicotar, se possível.
 - Trocar seu serviço para outra empresa que se negou a aderir esse modelo de negócios.
 
 Esse sistema está previsto para entrar em vigor, para todos, no começo de 2017.

 Fontes e consulta:

 - https://tecnoblog.net/191493/vivo-limite-franquia-internet-fixa/ 
 - http://netflixatende.blogspot.com.br/2012/10/saiba-quanto-netflix-consome-da-sua.html 
 - http://olhardigital.uol.com.br/noticia/operadora-nada-contra-a-corrente-e-mantem-internet-sem-limite-de-navegacao/57230
 - http://olhardigital.uol.com.br/noticia/proteste-diz-que-cobranca-por-franquia-de-dados-em-internet-fixa-e-ilegal/56177
 - http://olhardigital.uol.com.br/noticia/vivo-anuncia-que-internet-por-fibra-otica-tambem-tera-limite-de-franquia/57117
 - Outras fontes: G1, Globo, publicações das empresas.


Última edição por Yσυ Dσит Kиσw em 15.04.16 11:54, editado 1 vez(es)

Kuroko Kuroko  • 15.04.16 11:52

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 11:52

vou trocar a internet por uma local :D não me afetará eu acho mais já assinei a petição

Yσυ Dσит Kиσw Yσυ Dσит Kиσw  • 15.04.16 11:57

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 11:57

Kazuma escreveu:vou trocar a internet por uma local :D não me afetará eu acho mais já assinei a petição

 Recomendo verificar se a tal empresa possui estrutura própria. Algumas compram a banda de provedores grandes e distribuem para áreas que não são atendidas, como resultado serão obrigadas a modelar seus modelos de acordo com o modelo ofertado pelo provedor maior (muitas das "via rádio" fazem isso). Agora, se a empresa local possui estrutura própria, então não se preocupe (apesar de sempre existir a possibilidade de aderirem à esse sistema).

Kuroko Kuroko  • 15.04.16 12:01

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 12:01

Yσυ Dσит Kиσw escreveu:
Kazuma escreveu:vou trocar a internet por uma local :D não me afetará eu acho mais já assinei a petição

 Recomendo verificar se a tal empresa possui estrutura própria. Algumas compram a banda de provedores grandes e distribuem para áreas que não são atendidas, como resultado serão obrigadas a modelar seus modelos de acordo com o modelo ofertado pelo provedor maior (muitas das "via rádio" fazem isso). Agora, se a empresa local possui estrutura própria, então não se preocupe (apesar de sempre existir a possibilidade de aderirem à esse sistema).
teremos que perguntar ao mesmo perguntarei... se será afetada também

Wiz-Khalifa Wiz-Khalifa  • 15.04.16 12:43

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 12:43

Se minha net cmçar ficar ruim vou ficar muito bravo

Troubleshoot Troubleshoot  • 15.04.16 14:09

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 14:09

É simples! Cancelem os planos de internet, telefonia e tv por assinatura. Não vamos deixar essas empresas limitarem o nosso acesso a internet porque eles estão perdendo "um pouco" de dinheiro com a decaída da tv por assinatura.

Yσυ Dσит Kиσw Yσυ Dσит Kиσw  • 15.04.16 14:26

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 14:26

Troubleshoot escreveu:É simples! Cancelem os planos de internet, telefonia e tv por assinatura. Não vamos deixar essas empresas limitarem o nosso acesso a internet porque eles estão perdendo "um pouco" de dinheiro com a decaída da tv por assinatura.

 O boicote é a melhor forma de protesto. E a mais eficiente. 
 Mas... É mais fácil falar do que fazer. Internet é um serviço essencial, apesar de dependente de, é tão importante quanto energia elétrica, por exemplo. Diversos estabelecimentos sofreriam impactos imensos se ficarem muito tempo sem. Não só isso, mas diversos estudantes e trabalhadores dependem do acesso à rede. Minhas avaliações mesmo são feitas online, logo não tenho como boicotá-los. O mesmo vale para a telefonia.

 Assim, para quem pode se dar ao luxo (até estranho falar nesse caso) de boicotá-las, que o faça. Sobre a televisão, a maioria já usa gato ou cancelou o plano mesmo (daí o motivo de aplicarem essas práticas), então não há muito da onde cortar.

Reset Reset  • 15.04.16 23:37

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 15.04.16 23:37

Fazer o que né, só sentar e esperar. :hum:

Kuroko Kuroko  • 16.04.16 7:50

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 16.04.16 7:50

Rapaz só digo uma coisa a tim não vai fazer isso só todo mundo ir pra live tim que ainda tem internet ilimitada :D

Yσυ Dσит Kиσw Yσυ Dσит Kиσw  • 16.04.16 12:02

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 16.04.16 12:02

Kazuma escreveu:Rapaz só digo uma coisa a tim não vai fazer isso só todo mundo ir pra live tim que ainda tem internet ilimitada :D

 Foda pra quem mora no interior, Live TIM só nas capitais por enquanto. Estou torcendo pro pessoal, que puder, migrar e fortalecer a empresa, permitindo que eles expandam a rede. Mas claro que isso leva tempo.

Kuroko Kuroko  • 16.04.16 13:06

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 16.04.16 13:06

Yσυ Dσит Kиσw escreveu:
Kazuma escreveu:Rapaz só digo uma coisa a tim não vai fazer isso só todo mundo ir pra live tim que ainda tem internet ilimitada :D

 Foda pra quem mora no interior, Live TIM só nas capitais por enquanto. Estou torcendo pro pessoal, que puder, migrar e fortalecer a empresa, permitindo que eles expandam a rede. Mas claro que isso leva tempo.
claro que leva... eu por exemplo aqui não tem Live TIM..... :/ mais temos que torcer afinal... vão imprimir a petição e jogar no planalto :D

Brytch Brytch  • 16.04.16 13:45

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 16.04.16 13:45

Ninguém que é usuário concorda com isso, mas os donos das franquias, claro que querem ganhar mais do que ganham, mas relaxem e assinem  https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?aQoDykb E vamos chegar aos 1.4000

Kuroko Kuroko  • 16.04.16 13:51

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 16.04.16 13:51

#chegaraos2milhões! ou 3 compartilhem no twitter também!

EduardoPivaco EduardoPivaco  • 16.04.16 15:16

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 16.04.16 15:16

#INTERNETJUSTA https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?email

Yσυ Dσит Kиσw Yσυ Dσит Kиσw  • 19.04.16 11:28

Franquia limitada de dados para internet fixa Empty Re: Franquia limitada de dados para internet fixa 19.04.16 11:28

Algumas atualizações sobre a questão:

 - A Anatel se pronunciou e suspendeu essa prática até que as empresas forneçam meios dos clientes conferirem seu uso de dados. Basicamente, isso significa que ELES FIZERAM PORR# NENHUMA, e estão do lado das empresas.
 
 - O abaixo assinado online já se aproxima de 1.5 milhões de assinaturas

 - Segundo a declaração João Rezende, presidente da Anatel:
 "Eu acho que temos um crescimento fortíssimo na internet. A gente percebe que o avanço é progressivamente alto. É evidente que em algum momento esse modelo de negócio, assim como aconteceu com serviço ilimitado em voz, aconteceria. Isso é uma questão importante. Agora, nós também vamos respeitar o modelo de negócio. Se alguma operadora quiser oferecer internet ilimitada, depois evidentemente não corta o usuário. Se quiser falar 'eu vou oferecer pacote ilimitado', aí ele vai ver até onde ele vai suportar esse modelo de negócio. O que estamos dizendo é: toda a mudança o usuário tem que ter o ferramental para acompanhar o consumo."


 Traduzindo:" é bom cêis tudo [empresas] entrar no plano de dados, se não depois não vem chorar aqui na minha mão. E claro que eu já sabia que as empresas iam fazer isso porque eu faço parte desse cartel, vlw flw glr, se fod#m aí."


 Fontes:
 http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/franquia-de-dados-na-internet-fixa-veja-perguntas-e-respostas.html
 http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/04/anatel-proibe-operadoras-de-reduzir-internet-fixa-apos-fim-da-franquia.html
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.