Power Pixel
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fechar janela

AnyDown AnyDown  • 11.01.17 23:00

Secretário de Estado de Trump revisará retirada de Cuba da lista de terrorismo Empty Secretário de Estado de Trump revisará retirada de Cuba da lista de terrorismo 11.01.17 23:00

Rex Tillerson, nomeado por Donald Trump para dirigir o departamento americano de Estado, disse nesta quarta-feira (11) que analisará a exclusão de Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo, e criticou a aproximação diplomática entre Washington e Havana.

"Gostaria de examinar o critério pelo qual Cuba foi retirada da lista de Nações que apoiam o terrorismo, ver se esta exclusão foi apropriada e se as circunstâncias que permitiram esta decisão ainda existem", declarou Tillerson no Congresso, de acordo com a France Presse.

Em audiência na Comissão de Assuntos Externos do Senado, Tillerson também se expressou a favor de que Trump vete qualquer lei que implique na suspensão do embargo americano a Cuba.

O ex-presidente da ExxonMobil, sem experiência diplomática, manifestou sua total oposição à aproximação entre Washington e Havana, declarando que as altas figuras do governo cubano "receberam muito" enquanto a população "recebeu pouco".

"Isto não satisfaz os interesses dos cubanos e nem dos americanos".

Após quatro décadas de conflito, os antigos inimigos da Guerra Fria restabeleceram relações diplomáticas em julho de 2015, e Washington suspendeu uma série de restrições à Ilha em matéria de viagens, comércio, remessas de dinheiro e turismo.

O departamento de Estado também retirou Cuba da lista de "estados promotores do terrorismo", na qual a Ilha figurava desde 1982 por seu suposto apoio à organização separatista Basca ETA e às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Segundo Tillersong, "nosso recente acordo com o governo de Cuba não foi acompanhado por qualquer concessão importante na área dos direitos humanos...".


Rússia e mudanças climáticas



Tillerson disse ainda ao Congresso que irá apoiar a manutenção de sanções dos EUA contra a Rússia até que os Estados Unidos desenvolvam uma aproximação com o país. "Deixaria as coisas no status quo para que possamos permitir que isso possa ir para qualquer um dos lados", afirmou, segundo a Reuters.

Fonte: G1

Outro tema polêmico foi a das mudanças climáticas. "Acredito ser importante que os Estados Unidos sigam envolvidos. Enfrentar as ameaças da mudança climática exige uma resposta global", disse o indicado de Trump. E, no que pareceu uma discordância com o presidente eleito, ele afirmou que "nenhum país poderá solucionar este problema sozinho", se dizendo favorável à permanência dos Estados Unidos no acordo da COP21.

nadi0s nadi0s  • 13.01.17 15:01

Secretário de Estado de Trump revisará retirada de Cuba da lista de terrorismo Empty Re: Secretário de Estado de Trump revisará retirada de Cuba da lista de terrorismo 13.01.17 15:01

Ótima notícia. Muito interessante.
Obrigado por trazer-la!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.