Por que a Microsoft quer comprar o Yahoo! 21.10.11 12:28
São Paulo — Mais uma vez, circulam notícias insistentes de que a Microsoft prepara uma tentativa de compra do Yahoo!. Em 2008, a empresa dirigida por Steve Ballmer ofereceu 44,6 bilhões de dólares pelo portal. Apesar de o mercado ter considerado esse preço alto na época, o conselho de administração do Yahoo! rejeitou a oferta, dizendo que era insuficiente. Mas uma nova oferta parece estar a caminho.
Hoje, o Yahoo! é avaliado em menos da metade daquele valor. Há dois dias, num evento na Califórnia, Steve Ballmer disse que foi uma sorte a compra não ter acontecido. Apesar de o Yahoo! permanecer lucrativo, sua receita tem caído ano a ano desde 2008. No mês passado, o portal demitiu a CEO Carol Bartz. O CFO Tim Morse assumiu como CEO interino.
Antes de sair, Bartz chegou a dizer que a empresa estudava uma restruturação. Depois, soube-se que o Yahoo! contratou a assessoria das empresas Goldman Sachs e Allen & Co. Correu, no mercado, a notícia de que essas duas empresas estavam em busca de compradores para o Yahoo! E, ao que parece, não faltam potenciais candidatos.
No dia 2 deste mês, Jack Ma, CEO da chinesa Alibaba, declarou que tinha interesse em comprar o Yahoo! (que é dono de 40% da companhia asiática). Ontem, no evento Asia D, em Hong Kong, o empresário chinês confirmou a oferta. Segundo o site AllThingsD, Ma está só esperando o conselho de administração do Yahoo! decidir se vai vender a empresa a ele.
Muitos pretendentes
No mesmo evento, Jerry Yang, um dos fundadores do Yahoo!, disse que a empresa está avaliando todas as opções, inclusive a venda para Jack Ma. Segundo o jornal britânico Guardian, a lista de pretendentes inclui também a News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, e pelo menos três empresas de investimentos (as americanas Providence, Hellman & Friedman e Silver Lake; e a russa Digital Sky). Inclui, também, a Microsoft, que pode se associar a alguma dessas empresas para a aquisição.
A Microsoft já tem uma parceria com o Yahoo!, negociada em 2009, com duração prevista de dez anos. Desde o ano passado, o Yahoo! usa seu mecanismo de busca, também empregado no Bing. E a Microsoft gerencia a venda de anúncios associados a buscas do Yahoo!. Até agora, muita gente dizia que essa parceria tivesse atendido a boa parte dos objetivos da Microsoft em sua tentativa de aquisição do Yahoo! Assim, a empresa de Redmond teria, agora, poucos motivos para comprar sua parceira do Vale do Silício.
Ontem, porém, na conferência Asia D, Jerry Yang deu a entender que a turma de Redmond está insatisfeita, conforme relata o site Business Insider. “A parceria não caminhou da maneira que eles queriam”, disse ele.