[Tutorial]Subdomínios no localhost

+2
Reset
LooZHp
6 participantes

LooZHp LooZHp  • 31.05.16 21:22

[Tutorial]Subdomínios no localhost Empty [Tutorial]Subdomínios no localhost 31.05.16 21:22

Reputação da mensagem: 100% (3 votos)
Olá pessoal, 

Igual a mim devem ter inúmeras pessoas que utilizam de algum servidor HTTP para rodar suas aplicações de teste localmente, para logo após publicá-las no site online. 

Alguns dias para cá senti a necessidade de criar um subdomínio para que pudesse acessar minha aplicação localmente sem ter que percorrer todo o caminho de pastas após o localhost. 

Por exemplo: para eu chegar na aplicação AppTeste eu teria que percorrer [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas com a configuração do host virtual no apache poderia fazer algo parecido com: 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas como fazer isto? 

Bom, tendo o Apache instalado, procure pelo arquivo httpd.config que é responsável pelas configurações do apache. 

No final do arquivo, geralmente, procure pelo trecho que fala sobre Virtual Host, que provavelmente estará comentado com # no começo de cada linha.

Altere a seguinte linha: 




Código:
#NameVirtualHost *


Para: 


Código:
NameVirtualHost 127.0.0.1:80

E adicione o seguinte: 


Código:
<VirtualHost 127.0.0.1>
    DocumentRoot C:\apache2triad\htdocs
    ServerName localhost
  </VirtualHost>
 
  <VirtualHost 127.0.0.1>
    DocumentRoot C:\apache2triad\htdocs\aplicacoes\esteappteste
    ServerName appteste.localhost
  </VirtualHost>



Veja que a linha DocumentRoot deve ser preenchida com o caminho absoluto para se chegar a pasta que deseja abrir ao acessar o endereço [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que no meu caso é C:apache2triadhtdocsaplicacoes esteappteste 

Já o parâmetro ServerName define o nome do servidor que pode servir como endereço, no meu caso sendo o appteste.localhost 

Veja que estes nomes são apenas de exemplo, mas você poderá adicionar quais desejar. Como por exemplo, minha.aplicacao.com que será acessada da seguinte forma: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas não acabou! Ainda tem uma configuração importante para que funcione corretamente. Devemos alterar o arquivo hosts do Windows. 

Ele fica localizado em C:WindowsSystem32driversetchosts (sem a extensão mesmo) 

Eu recomendo você abrir o bloco de notas e clicar no menu 'Abrir', logo após cole o caminho para o arquivo hosts que falei anteriormente. 

Alterando o hosts 

Após aberto o arquivo, seu conteúdo geralmente termina com uma lista de IPs e nomes que o Windows irá traduzir, por exemplo: 


Código:
127.0.0.1       localhost
::1             localhost

E para adicionarmos aquele nome de servidor que configuramos no apache, apenas incluímos uma linha neste arquivo: 


Código:
127.0.0.1       codigofonte.local
127.0.0.1       localhost
::1             localhost

Pronto. Salve o arquivo que você alterou e reinicie o Apache. Tente acessar o endereço que você criou no seu navegador: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Caso não funcione tente reiniciar o Windows. 

Algumas considerações importantes 

Note que este arquivo hosts é do Windows e caso você escolha definir um endereço de domínio para sua aplicação, como por exemplo, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] você não mais conseguirá acessar o site do Uol nesta máquina, pois o Windows estará entendendo que deve traduzir o nome [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para o IP local da sua máquina, que é o 127.0.0.1 

Lembre-se também de criar um ponto de restauração do sistema, antes de alterar estes arquivos, para caso aconteça algum problema com sua navegação. 

Bom, é só espero que gostem e não esqueça de deixar seu "+".
Até a próxima.



Créditos: Emmanuel Alves

Reset Reset  • 31.05.16 23:27

[Tutorial]Subdomínios no localhost Empty Re: [Tutorial]Subdomínios no localhost 31.05.16 23:27

Ótimo tutorial cara :)
Irá ajudar muitos membros aqui.

ThuG - LovE ThuG - LovE  • 01.06.16 0:24

[Tutorial]Subdomínios no localhost Empty Re: [Tutorial]Subdomínios no localhost 01.06.16 0:24

Ótimo tutorial. Irá ajudar muitos membros aqui que não sabem.

Pesc Pesc  • 01.06.16 0:47

[Tutorial]Subdomínios no localhost Empty Re: [Tutorial]Subdomínios no localhost 01.06.16 0:47

Ótimo tutorial man, ganhou meu +

GustP GustP  • 01.06.16 7:25

[Tutorial]Subdomínios no localhost Empty Re: [Tutorial]Subdomínios no localhost 01.06.16 7:25

Tutorial muito inovador, e muito ruim correr o local da pasta todo!

SrPeguinhas SrPeguinhas  • 04.06.16 0:27

[Tutorial]Subdomínios no localhost Empty Re: [Tutorial]Subdomínios no localhost 04.06.16 0:27

Com isso de subdominio acaba-se por facilitar o acesso, muito obrigado, ótimo tutorial!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.