b3ta b3ta  • 27.02.16 12:09

Instalando ubuntu 12.04 LTS facilmente e sem apagar o Windows Empty Instalando ubuntu 12.04 LTS facilmente e sem apagar o Windows 27.02.16 12:09

Olá galera, estou trazendo esse "tutorial" pelo seguinte motivo:

Eu gosto muito do ubuntu, e antes eu tinha só o Windows, e queria o ubuntu, mas eu não queria formatar nem fazer pendrive booltavél ou CD de instalação, então eu fui na internet e descobri um modo de você ter o ubuntu juntamente do Windows, porém, esse método que irei ensinar é só para você testar o sistema operacional, mas espera ai, então é uma "demo"? Por tempo limitado?

Não!

Você pode ficar quando tempo quiser com ele, porém não sera tão funcional quanto o modo padrão de instalação (por ISO e etc)

Vamos lá.

Primeiro passo:
Baixe o Wubi: Wubi 12.04 LTS

2 passo:
Execute o mesmo, selecione a linguagem que você deseja, coloque uma senha do root (administrador), escolha onde quer que o ubuntu seja instalado "C: (Disco Local C) ou D: (Data)", coloque pelo menos 20GB para instalação, não mexa no resto, clique em instalar e aguarde

3 passo: 
Ele vai perguntar se você deseja reiniciar agora ou mais tarde, feche todos os programas (menos o Wubi) e selecione "reboot now"

4 passo:
Ao reiniciar o computador, você vai pra tela de "Dual Boot", você terá 10 segundos para escolher, caso contrário o Windows sera iniciado automaticamente, então, clique em "Ubuntu"

5 passo:
Logue, espere uns minutos (o que vou falar a seguir é oque aconteceu comigo) após esperar, irá aparecer uma mensagem "Pacotes de Idioma não instalados completamente" (algo assim, não lembro muito bem)

Ou seja, o sistema não estará 100% em português, como resolver?

1 passo:
Vá em "system settings" clique em "support language" ou "suporte a idioma", clique em "instalar/remover idiomas" (esta parte estará em português), procure por "Português Brasil" e instale.

Navegador:
O navegador padrão do ubuntu é o Mozilla Firefox, porém eu não gosto muito, então caso queira baixar outro, vá a Central de Programas ubuntu e procure "navegador" ou, entre no Mozilla e baixe o Google Chrome (o próprio site da google identifica o OS que você está utilizando)
obs*: Ao iniciar o Google Chrome você ira ver a seguinte mensagem "Em breve este sistema linux não recebera mais as atualizações do google chrome por não ser mais compatível" (não lembro se é exatamente assim), mas você pode usar tranquilamente até Maio de 2016, depois disso, se achar que é melhor mudar, baixe outro navegador.

Como atualizar o sistema:

Eu recomendo que NÃO atualize, pois quando eu usava o ubuntu do Wubi, eu fui tentar atualizar e deu erro, e perdi o ubuntu, tive que reinstalar.
Porque deu erro?:

Começando no ubuntu:
Após fazer tudo isso, abra o terminal pelo menu do ubuntu, ou aperte "CTRL + ALT + T" e digite 
Código:
sudo apt-get update
digite sua senha do root (administrador)
espere até que o terminal termine, após ele terminar, pode fechar o terminal

Dúvidas Frequentes:
1 - É só iniciar o Wubi e instalar? Não precisa baixar nenhuma ISO?
R: Não, é só iniciar, pois o Wubi baixa a ISO diretamente do programa, sendo assim, é mais rápido que baixar a ISO pelo modo padrão
2- Meu Windows, meus arquivos, serão afetados?
R: Não
3- Posso desinstalar quando eu quiser?
R: Sim, pela central de programas do Windows ou pela pasta onde se encontra o Wubi. (a pasta se chama "ubuntu", nela tera o arquivo de desinstalação)
4- Os acentos e pontuações, onde são?
R: Para fazer o "?", "/" e etc, é o ALT GR (alt do lado direito) + a tecla do carácter, ou seja "?" = alt gr + w, os acentos são do mesmo jeito que no Windows.

Espero que se divirtam com o seu novo OS!


Última edição por Matheus Deganeli em 21.04.16 2:04, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Atualizando informação do erro)
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.