Bruno Mars Bruno Mars  • 17.07.12 6:09

Ceclimar indica causas naturais para morte de 512 pinguins no RS Empty Ceclimar indica causas naturais para morte de 512 pinguins no RS 17.07.12 6:09

Desde 15 de junho já foram encontrados 745 pinguins na costa gaúcha.
Animais achados em julho vieram da Patagônia Argentina, diz órgão.


Ceclimar indica causas naturais para morte de 512 pinguins no RS Pinguins

O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos do Rio Grande do Sul (Ceclimar) divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (16) sobre a morte de 512 pinguins que foram encontrados na semana passada na faixa da orla entre Tramandaí e Cidreira, no Litoral Norte do estado. O órgão ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicou que a causa da morte dos animais foi natural.

____________________________________________________


"É importante ressaltar que a maioria dos espécimes encontrados na última semana eram animais juvenis e que estão no primeiro ano de vida e são inexperientes. Todos apresentavam o mesmo padrão de autólise dos tecidos (estágio de decomposição), estavam magros, com alta carga parasitária, ausência de lesões externas e ausência de óleo na plumagem. Todos esses aspectos associados à entrada de frentes frias na última semana são condizentes com o padrão de encalhes observado no litoral gaúcho anualmente, embora tenhamos tido uma grande concentração entre Tramandaí e Cidreira, e que indica ser fruto do processo de seleção natural", diz a nota oficial divulgada pelo Ceclimar.

____________________________________________________


Ainda segundo o texto, a espécie encontrada no Rio Grande do Sul, pinguim-de-magalhães, se reproduz nas costas leste e oeste da América do Sul, desde o Chile até a Argentina. O órgão acredita que os animais encontrados no Litoral Norte gaúcho vieram de colônias que se reproduziram na Península Valdés e Punta Tombo, na Patagônia Argentina.

____________________________________________________

Historicamente, o Ceclimar recebe no setor de reabilitação pinguins que chegam à praia debilitados, feridos ou sujos de óleo, entre as localidades de Torres, no Litoral Norte, e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no município de Tavares, no Litoral Sul do estado. Desde 15 de junho de 2012, já foram encontrados 745 pinguins na costa gaúcha.

____________________________________________________

Fonte:
Spoiler:

Sugation- Sugation-  • 17.07.12 11:27

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.