Curso de Java [1/10]

+3
Sugation-
Potter ϟ
✖Lσяd
7 participantes

✖Lσяd ✖Lσяd  • 10.06.12 0:40

Curso de Java [1/10] Empty Curso de Java [1/10] 10.06.12 0:40

Bom, hojê eu estou inspirado! Como eu sou um apaixonado por Java, decidi criar esses tópico e compartilhar um pouquinho de meu conhecimento no mundo Java. Muitas pessoas me chaman de Javanês porque eu sou muito víciado em Java. Lembrando que antes de estudar qualquer linguagem de programação, é sempre aconselhado estudar a Lógica de Programação, para poder entender melhor as sintaxes da programação e principalmente adiquirir o necessário para entender os ALGORÍTIMOS (É SUPER IMPORTANTE QUE VOCÊ TENHA CONHECIMENTO NELES)

/*...............................................................................................................................*/

Então vamos lá...

Vantagens do Java (Por Que Estudar Essa Linguagem ?)

Na maioria das linguagens de programação, você precisa compilar ou interpretar um
programa para que ele seja executado em seu computador. A linguagem Java é diferente, pois
seus programas são compilados E interpretados. Com o compilador, você inicialmente
transforma seu programa em uma linguagem intermediária, chamada bytecode. Esse código é
independente de plataforma, e é mais tarde interpretado por um interpretador Java. A compilação
acontece apenas uma vez; a interpretação acontece todas as vezes que seu programa é executado.
A figura abaixo mostra como isso acontece.


A Plataforma Java

Por plataforma, entendemos o conjunto de hardware e software no qual um programa
executa. Alguns exemplos de plataformas muito usadas são o Windows, o Linux, o MacOS. A
plataforma Java é diferente, pois não envolve hardware; ela utiliza a plataforma de hardware das
outras.
A plataforma Java tem dois componentes:
· Java Virtual Machine (Java VM ou JVM)
· Java Application Programming Interface (Java API)
A API Java é uma coleção de componentes de software prontos, que incluem desde
estruturas para manipulação de arquivos até a construção de aplicativos gráficos. A API é
organizada como um grupo de bibliotecas com classes e interfaces; essas bibliotecas são
chamadas de pacotes.
A figura abaixo mostra o esquema


Erros Comuns de Conceito Sobre Java

Muita gente pensa muita coisa sobre Java, e muita coisa errada. A seguir listamos
algumas idéias erradas mais comuns.
Java é uma linguagem fácil de aprender.
Nenhuma linguagem poderosa como o Java é fácil de aprender. É sempre fácil escrever
programas do tipo “Alo Mundo”. Aprender a lidar com if, while e tipos do Java é uma tarefa
simples; a parte complexa vem da orientação a objetos e das classes presentes na linguagem.
Temos mais de 1.500 classes e interfaces diferentes. A descrição de cada uma cabe em um livro
de 600 páginas.
O ambiente Java facilita a programação.
Você vai aprender Java usando o notepad e o prompt do DOS. Não é o melhor ambiente
do mundo, especialmente se comparado às linguagens visuais que temos hoje, como o Visual
Basic. Em um ambiente de alta produtividade, o uso do Java deve ser muito racional, levando em
conta as dificuldades da codificação.
Java será a linguagem universal no futuro.
É possível, em teoria. Mas existem muitos sistemas com códigos nativos que são
perfeitos da maneira que estão hoje, e por isso não devemos “mexer”. O Java não é recomendado
para solucionar todos os problemas.
Java é apenas mais uma linguagem como qualquer outra.
A linguagem Java, apenas pelo fato de permitir que um programa seja executado em
qualquer plataforma, já realizou revolução suficiente. Além disso, a linguagem foi desenhada
para se utilizar da rede, e os conceitos de ambiente multitarefa auxiliam o produto a ter poucas
comparações no mercado hoje.
Todos os programas Java tem que ser executados dentro de um navegador.
Umdos usos do Java é a confecção de applets. Java também serve para programar
aplicativos, servlets, JavaBeans, componentes e uma grande gama de produtos.
Javascript é uma versão simplificada do Java.
Javascript é uma linguagem utilizada em navegadores. Ela foi inventada pela Netscape, e
sua sintaxe é semelhante à da linguagem Java. Com exceção do nome, as semelhanças terminam ai


Instalando o ambiente

Para o desenvolvimento de aplicativos utilizando o Java, é necessário a instalação do compilador
Java, das API’s e da JVM. A instalação do ambiente segue o mesmo esquema da instalação de
qualquer produto para Windows.
Devemos fazer o download da versão mais apropriada via ftp ou http e executar o
arquivo, para que o produto se instale.
As versões para Windows, Linux e Solaris pode ser obtido em:
http://java.sun.com


Meu primeiro programa Java
Como a maioria das linguagens de programação, o fonte de seu programa em Java deve
ser criado a partir de um editor de texto que gere arquivos em formato ASCII. É possível utilizar
editores como o Word e o Wordpad, mas o texto deve ser salvo sem formatação. O editor ideal é
o notepad.
O programa fonte em Java deve ser salvo obrigatoriamente com a extensão .java. Salve
no notepad o arquivo utilizando aspas duplas, assim:
“AloMundo.java”
Vamos então criar uma pasta chamada CURSO (md curso) para que possamos organizar
os programas e exercícios que faremos.
Execute o Notepad agora, e vamos digitar nosso primeiro programa em Java. Copie as
linhas abaixo:
class AloMundo {
public static void main(String args[]) {
System.out.println(“Alo Mundo !”);
}
}
Não se preocupe em entender o código; é apenas um exemplo, e explicaremos esses
comandos mais tarde. Salve o arquivo como AloMundo.java (letras maiúsculas e minúsculas são
importantes).

A seguir, vamos compilar o programa. A compilação irá gerar os bytecodes. Do prompt
do DOS, execute:
javac AloMundo.java
Se não houver erro, depois de alguns segundos você deve ter acesso ao prompt
novamente. Para executar o programa,
java AloMundo
Você deve ter recebido como resposta a frase “Alo Mundo !”. Isso significa que tudo está
certo com seu ambiente e você acabou de criar seu primeiro programa em Java.

Linick Britto Videira
Ná próxima aula iremos aprender a mecher com objetos, que é um pouco mais complicado... Más nunca esqueça de práticar e ter muita dedicação !!!

Potter ϟ Potter ϟ  • 10.06.12 0:52

Curso de Java [1/10] Empty Re: Curso de Java [1/10] 10.06.12 0:52

Estou esperando o proximo tópico, tenho que aprender Javascript mesmo! ;)

Sugation- Sugation-  • 18.06.12 14:12

Curso de Java [1/10] Empty Re: Curso de Java [1/10] 18.06.12 14:12

Vou aprender o javaScript Agora Vlw!

[J]υиιoя [J]υиιoя  • 18.06.12 14:49

Curso de Java [1/10] Empty Re: Curso de Java [1/10] 18.06.12 14:49

Tópico Re-aberto
Usuário não cometeu necro post/ Postou depois de 8 dias/ Necro post é considerado quando passado 1 mês.

M4XTH0N M4XTH0N  • 03.07.12 18:01

Curso de Java [1/10] Empty Re: Curso de Java [1/10] 03.07.12 18:01

Potter ϟ e tarkan52, as linguagens Java e JavaScript, são de longe parecidas.

A semelhança entre o Java e o JavaScript, estão na sua sintaxe dos comandos amigos, ou seja, a forma como eles são escritos e utilizados. As duas são estruturadas, e as operações matemáticas e as estruturas de controle são escritas da mesma forma.

Mas, as diferenças, que são muitas, pra não dizer em tudo, começam por:

O Java é uma linguagem de programação e o JavaScript é uma linguagem de scripts, ou seja, o JavaScript não é compilado e o Java sim, como estou falando aqui abaixo...

O Java é uma linguagem que precisa de compilação, ou seja, precisa que o código escrito por você, programador, seja transformado em linguagem de máquina, ou seja, transforma o seu código em um arquivo executável, incompreensível para nós, apenas o computador entende, seria o código binário (0 e 1).

Essas são algumas diferenças amigos, ainda tem outras, então são duas linguagens totalmente diferentes ;].

Programo em Java a um pouco de tempo e posso informar isso, abraços.

See You, M4XTH0N.

TrY! TrY!  • 03.07.12 18:31

Curso de Java [1/10] Empty Re: Curso de Java [1/10] 03.07.12 18:31

Olá,

Javascript é destinado principalmente para Web, e é uma linguagem bastante dinâmica para Web.

Wise* Wise*  • 19.02.13 16:40

Curso de Java [1/10] Empty Re: Curso de Java [1/10] 19.02.13 16:40

@Offtopic: Sinceramente,

eu achei que o tópico ficou um tanto desorganizado.

Desculpe citar, mas organize melhor seus tópicos. @Ontopic: Entretanto obrigado por compartilhar seus conhecimentos..

Conteúdo patrocinado  • 

Curso de Java [1/10] Empty Re: Curso de Java [1/10]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.