Example Example  • 03.10.20 21:26

Guia básico sobre desenvolvimento Empty Guia básico sobre desenvolvimento 03.10.20 21:26

Guia básico sobre desenvolvimento Iyfpbn1


Faz um pouco mais de 1 ano que parei de mexer com FiveM mas ganhei bastante conhecimento na área e não custa nada eu tentar incentivar novatos. Coisas neste tópico pode e deve ser usado para além do FiveM como, WebDesenvolvimento, programação em JS, etc.
Se você tiver algo a acrecentar construtivamente à este tópico por favor comente que irei adicionar e créditos ao mesmo.
Como disse anteriormente isso é um incentivo a novatos, então este tópico é direcinado a usuários inexperientes no ramo e quer ter pelo menos uma base no assunto.
Estarei explicando para o usuário casual da internet então não espere que eu use Linux, códigos em terminais/IIS, GitHub e GitBash.
Guia básico sobre desenvolvimento 2auxwt6


Para iniciarmos primeiro você precisa entender o conceito e raciocinio dos arquivos básicos do FiveM que é o Start do mesmo, o FiveM chama de artifacts que são arquivos básicos para iniciar qualquer Módulos como Roleplay, Drifting, PvP, PvE, etc.
Atualmente na publicação deste tópico a versão é 2967 mas você deve acessar os artifacts para baixar a versão mais recente e recomendada.
Database e MySQL podem ser utilizadas quais quer programa de gerenciamento, o mais famoso e utilizado é o XAMPP todo gerenciamento pode ser feito pelo navegador utilizando os diretórios localhost ou 127.0.0.1, alguns tutoriais na internet colocam a utilização do programa HeidiSQL que na minha visão é totalmente desnecessário e é um acredimo para complicar a vida do usuário comum.
Um programa comum de programação e leitura de códigos .Lua, JS, HTML e CSS, podem ser utilizados qualquer programa de sua escolha, vou deixar como recomendação o Visual Studio Code e o Sublime Text 3, tenha nota que você utilizará bastante esses programas então utilize aquele que te agrade mais para seu conforto.
Utilitários como Visual C++ Redistributable 2019.net framework, etc, geralmente vem com o próprio Windows e com o Visual Studio Code, mas faça uma atualização completa dos utilitários.
Guia básico sobre desenvolvimento OeSJhgS
O FiveM possui limitações na questão de utilização de MODs na questão de personalização de roupas, skins, fora isso você é livre para criar do jeito que desejar.
Uma outra limitação que eles possuem é na questão de quantos usuários podem acessar o seu servidor que no momento uma pessoa sem licença (KEY) podem criar servidores até 32 Pessoas simultâneas. Para ter mais pessoas, liberar "Streaming de roupas" precisa-se pagar 15 Dólares que na conversão direta da em torno de 90 reais no dia da publicação deste tópico, você pode acessar e ter mais informações sobre acessando o Patreon do FiveM.


Guia básico sobre desenvolvimento YjmAPMA


As docomentações e livrarias será sua melhor amiga nesta jornada, por exemplo eu utilizava muitas strings da livraria .LUA que você pode encontrar AQUI mas isso é apenas da linguagem o FiveM possui uma pagina documentada inteira entre .LUA, JS e C++.
Você encontrará tudo que precisa na pagina documentada do FiveM mas acredito que sua melhor amiga será a RunTimes aonde tem a maioria das funções do jogo base como alterar a cor de um carro, fazer o personagem fazer uma animação, explodir alguma coisa no mapa, etc.
Como isso é um guia básico e não um tutorial não irei citar as diversas livrarias como vRP 1 e 2, ESX, etc, pois são livrarias especificas de modos de jogo.
Guia básico sobre desenvolvimento JhwgQpY
Uma coisa que você deve aprender desde o inicio é a utilização do SERVER e o CLIENT nos arquivos. Explicando superficialmente o CLIENT é mais visualmente para o usuário como marcações no mapa, notificações para o usuário específico, etc. Já o SERVER é para todos do servidor e o servidor em sí, como conexões com MySQL, gerenciamento do usuário como dinheiro, roupas, update em geral. Mas tenha nota que os 2 são constantemente ativos e um interage com o outro por exemplo. Eu vou na marcação X essa marcação no CLIENT passará informação para o arquivo SERVER que irá execultar e salvar no MySQL.
Guia básico sobre desenvolvimento MNKZKZx

Tenha nota que esse mundo é bastante cruel e estressante então não tenha medo de errar, não conseguir, etc é normal. Espero que eu tenha dado uma pequena luz do inicio que é o FiveM, eu me distanciei desse mundo pois tive outros afazeres e tava super estressante.
Novamente, se possuir algo a adicionar ao tópico fico feliz em atender.
Atenciosamente, Example.

Latrel, Junior, Pablo, tikky e theGuiihBR curtiram esta postagem

pedxz amou esta postagem

The Flash The Flash  • 13.10.20 1:37

Guia básico sobre desenvolvimento Empty Re: Guia básico sobre desenvolvimento 13.10.20 1:37

Tópico god demais feito por um usuário god demais, não sei como ninguém respondeu.

Uma época eu já tentei mexer, quando eu tava viciadão no RP, mas acabou que larguei de lado pq eu não curtia lua auhashasusah

Example amou esta postagem

oparango oparango  • 15.10.20 0:23

Guia básico sobre desenvolvimento Empty Re: Guia básico sobre desenvolvimento 15.10.20 0:23

Muito bom o conteúdo, na minha opinião é para quem já está um pouco mais avançado; Lembrando que nunca é tarde para começar, e quanto antes melhor.
Não me arrependo nem um pouco de entrar nesse maravilhoso mundo da programação, isso abre portas e principalmente a sua mente!

Gostei bastante de como foi estruturado, desde a formatação do texto, e a introdução até a finalização mesmo. Excelente conteúdo!
Obrigado por contribuir com a comunidade!

Example amou esta postagem

DJRLQ DJRLQ  • 12.03.21 12:15

Guia básico sobre desenvolvimento Empty Re: Guia básico sobre desenvolvimento 12.03.21 12:15

Tópico muito útil.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.