Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Moderador

Titulo :  
Registro : 28/07/2017
Mensagens : 1346
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

HeyPhone, o rádio opensource que ajudou no resgate dos garotos da Tailândia Empty HeyPhone, o rádio opensource que ajudou no resgate dos garotos da Tailândia

em Qua 11 Jul 2018 - 17:08
HeyPhone, o rádio opensource que ajudou no resgate dos garotos da Tailândia 11164130139421-t1200x480

12 garotos de um time de futebol tailandês e seu treinador foram resgatados das cavernas de Tham Luang nesta semana após passarem 14 dias isolados do mundo exterior. Um mergulhador perdeu a vida no processo de resgate, mas todas as crianças saíram de lá vivas e relativamente bem. Além do heroísmo de quem deu a vida para fazer isso acontecer, é importante falar também do papel que a tecnologia teve nesse episódio, especialmente o do HeyPhone.

O HeyPhone é um rádio comunicador criado por John Hey especificamente para auxiliar no resgate em cavernas. O aparelho foi desenvolvido pelo operador de rádio no Reino Unido para substituir outros equipamentos similares usados por equipes de salvamento em cavernas britânicas.

HeyPhone, o rádio opensource que ajudou no resgate dos garotos da Tailândia Heyphone-11163749990420

Na Tailândia, ele foi utilizado em conjunto com outros equipamentos de comunicação, mas este aqui era o especialista para permitir a conversa entre os integrantes das equipes de salvamento dentro das cavernas. Sua antena consiste em duas estacas enterradas no solo a 20 m de distância uma da outra. Elas são conectadas por um fio e emitem ondas de baixa frequência, na faixa dos 87 kHz.

Diferente de outros aparelhos similares, o modelo de John Hey na verdade é um projeto de código aberto ou opensoruce. Há um site público com todo o design dos circuitos e equipamentos necessários para se construir um HeyPhone, e qualquer pessoa, empresa ou organização governamental pode usar esse projeto livremente para fabricar os seus próprios HeyPhone.

Aparelhos similares já foram utilizados para a comunicação de guerra, e o próprio HeyPhone é um modelo melhorado de um outro aparelho também desenvolvido para resgate em cavernas. Curiosamente, o próprio site do aparelho recomenda que os visitantes procurem outro modelo para construir, considerando que HeyPhone já é tido como desatualizado.

Fonte
Tecmundo
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum