avatar everypower  • 25.05.18 16:15

Passagem de meteoro causa tremor de terra em região do estado de São Paulo Empty Passagem de meteoro causa tremor de terra em região do estado de São Paulo 25.05.18 16:15

Abaixo está um artigo publicado no site fmmundial.com.br  sobre o incidente.

Passagem de meteoro causa tremor de terra em região do estado de São Paulo Meteoro-SP

Habitantes de Pirassununga e várias cidades da região levaram um grande susto durante a noite de ontem. Pouco antes das 22 horas, um forte tremor foi sentido no solo e janelas dos imóveis. Foi confirmado tratar-se de um meteoro, que passou pelo estado de São Paulo e que explodiu na região de Descalvado. Não houve contato com o solo e nem vítimas.

De acordo com o Brazilian Meteor Observation Network – Bramon (entidade que monitora corpos celestes e meteoros em todo o território brasileiro), um grande bólido foi observado sobre todo estado na noite dessa quinta feira (24). A instituição recebeu vários relatos e durante a madrugada disponibilizou a análise do que seria o objeto.

As estações da Bramon em Nhandeara-SP (região de São José do Rio Preto), em Patos de Minas-MG e Jaguariuna-SP registraram diretamente o bólido. Outras três estações registram também o clarão gerado pela passagem atmosférica do meteoro, em Rio Claro, em Bilac-SP (região de Araçatuba), e em Batatais-SP.

De acordo com a Bramon, após a análise inicial foi concluído que o objeto que gerou o meteoro visto em várias cidades do interior de São Paulo essa noite provavelmente tinha o tamanho de uma bola de gude, um pouco mais de 2 centímetros de diâmetro e 20 gramas de massa.

Mas como pode um objeto tão pequeno causar essa enorme bola de fogo que assustou os paulistas essa noite? Os observadores explicam que o meteoro é nada mais é do que um fenômeno luminoso causado pela passagem de um fragmento rochoso em altíssima velocidade pela atmosfera. A atmosfera freia esse fragmento, e converte sua energia cinética em outras formas de energia das quais, percebemos apenas uma pequena parte dessa energia na forma de luz.

Logo, se a energia liberada foi grande, e a massa era pequena, certamente a velocidade do meteoro era bastante alta. De acordo com os dados coletados nas estações de monitoramento de meteoros, a velocidade de entrada foi de 35,11 km/s, o que equivale a absurdos 126.396 km/h.

Essa velocidade ocorre graças a órbita alongada que o meteoroide possuía antes de atingir a Terra. O meteoro iniciou sua fase luminosa exatamente às 21h41min54s (Horário de Brasília) sobre o município de Descalvado a 77 km de altitude. Em pouco mais de 2 segundos, ele percorreu 67,9 km de atmosfera em direção ao oeste até sua explosão final entre Araraquara e Porto Ferreira, a 18,6 km de altitude.

Essa altura final é relativamente muito baixa, por isso, a luminosidade foi mais intensa nas proximidades de Araraquara e Porto Ferreira. Em Porto Ferreira e nas localidades vizinhas, houveram diversos relatos de barulho de explosão e de vibração, fenômenos que são sentidos devido a onda de choque gerada pela energia liberada durante a passagem atmosférica.

De acordo com a Bramon, vale lembrar que apesar de assustador, um meteoro como esse é um fenômeno que não oferece riscos à população. Entretanto, serve de alerta, de que é necessário aumentar o monitoramento de asteroides próximos à Terra. Para que, quando vier um objeto maior, haja ao menos tempo para proteção.

Não houve explosão

Nas redes sociais, foram diversas fotos a respeito de explosões e de que a caldeira de uma usina teria explodido. Nada disso ocorreu. O Corpo de Bombeiros de Pirassununga e de cidades da região não confirmaram a ocorrência. Todas as fotos e relatos publicados a respeito de explosões e incêndios são falsas.

Confira o vídeo produzido pelo Bramon:


Fonte
OVNI Hoje
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.