Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Power Pixel » Barzinho do fórum » Área de descontração » Notícias » NASA fotografa asteroide com 6 km de diâmetro passando perto da Terra

NASA fotografa asteroide com 6 km de diâmetro passando perto da Terra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

everypower

Membro Prata




A NASA, a agência de exploração espacial norte-americana, divulgou no último fim de semana imagens capturadas do asteroide 3200 Phaethon, que passou perto — porém a uma distância segura — da Terra entre os dias 15 e 19 de dezembro. O objeto foi classificado como “potencialmente perigoso”, mas os astrônomos já sabiam que ele não oferecia risco de colisão iminente há meses, quando foi incialmente identificado.

O 3200 Phaethon tem 6 km de diâmetro, sendo o segundo maior asteroide potencialmente perigoso identificado pela agência até o momento. As fotos foram feitas pelo Radar Observatório Planetário de Arecibo, em Porto Rico. As instalações do local foram danificadas pelo Furacão Maria, que atingiu a região do Caribe em setembro deste ano, mas já estão sendo reformadas.


"Arecibo é um recurso global importante, crucial para o trabalho de defesa planetária por conta de suas capacidades únicas"

“Arecibo é um recurso global importante, crucial para o trabalho de defesa planetária por conta de suas capacidades únicas”, disse Joan Schmelz, diretor do observatório. “Temos trabalhado duro para deixá-lo funcionando adequadamente desde que o Furacão Maria devastou Porto Rico”.

É curioso considerar que, mesmo em mau estado, o Observatório de Arecibo foi capaz de tirar as fotografias de melhor resolução já feitas do asteroide 3200 Phaethon. Cada pixel da imagem que você confere representam cerca de 75 metros. A agência ainda destacou que um dos polos do objeto conta com um círculo escuro bastante visível, mas não pôde afirmar com certeza o que era o elemento. A melhor aposta, contudo, é de que se trate de uma cratera formada por algum outro impacto. No momento, o 3200 Phaethon não representa nenhum perigo à Terra.

Fonte
Tecmundo



Atualizado: 15.01.2018:


Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum