Reset Reset  • 24.11.17 15:58

A Educação Ideal para o Brasil Empty A Educação Ideal para o Brasil 24.11.17 15:58

A Educação Ideal para o Brasil Sexta_economia

O que é necessário para uma educação ideal para o Brasil?


Antes de falar sobre uma educação ideal, é interessante destacar os problemas da tão polêmica educação brasileira:


  • Infraestrutura (poucas escolas têm disponível todo o material que o MEC propõe que elas tenham, como laboratórios de informática, de ciências, e outras coisas mais simples, como salas de aula em boas condições);
  • Metodologia: Alunos enfileirados, silenciosos, obedecendo a autoridade da sala. Isso não parece um ambiente de aprendizagem. 
  • Conteúdo: Uma parte esmagadora do conteúdo é utilizado (quando de fato aprendido pelo aluno, o que é raro, já que a maioria só "memoriza" para a prova) somente para fazer vestibular. O aprendizado para a vida é muito pouco, considerando o que a vida cobra dos alunos depois. Com 18 anos é obrigado a votar, mas ninguém nunca o ensinou na escola o que um deputado ou um senador faz. Aprender fórmulas complicadas de química é interessante para quem vai seguir carreira na área, mas não é tão importante de forma que deva-se aprender sobre isso antes de aprender a se tornar um cidadão.
  • Professores desvalorizados: Tanto pelos alunos quanto pelo próprio governo. O professor é uma das profissões mais importantes em uma sociedade, mas é desvalorizada aqui no Brasil, tanto em salário quanto em reconhecimento. As greves que eles fazem não são à toa. Já vi professor receber o salário parcelado pelo governo. 
  • Desinteresse em aprender: Alunos que vão à escola porque querem aprender são muito raros. A maioria vai por obrigação e não tem interesse nenhum no conteúdo abordado. Como os estudantes vão aprender algo que é quase colocado à força em suas mentes?




Existem outros problemas, mas deixarei esses acima como os principais. Quem quiser destacar mais algum, fique à vontade.

Levando toda essa problemática em conta, não é difícil perceber o que deve mudar para que a educação brasileira se torne melhor. Mas o que seria o ideal?

Primeiro, deixo esse link para quem se interessar: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2016/07/escola-desenvolve-projeto-de-estudo-baseado-no-interesse-dos-alunos.html

Daí, surge a palavra chave: "interesse". Como seria uma escola na qual os alunos decidem o que vão aprender no dia, e não o professor? E se eles mesmo decidissem se vão fazer uma prova para avaliar seus conhecimentos? Esse ambiente seria certamente muito mais harmonioso que o cenário atual.

Eu, particularmente falando, acho que esse é o segredo: utilizar uma metodologia de ensino em que o estudante é o protagonista, onde ele escolhe o que vai aprender e de que forma prefere. Além disso, os conteúdos principais a serem passados deveriam ser os que o aluno certamente vai usar durante a vida, tais como entender como funciona a política do pais, saber seus direitos e deveres como cidadão, e, acima de tudo, aprender como viver em comunidade, tendo mais empatia e respeito pelos outros, mais vontade de fazer trabalho voluntário, etc.

A educação é a base da economia. Se ela melhora, teremos uma sociedade melhor em todas as outras áreas. 

E vocês, o que pensam sobre isso?

Imagens ilustrativas (encontradas ao se pesquisar "Educação Brasileira" no google imagens):

A Educação Ideal para o Brasil Educa%25C3%25A7%25C3%25A3o%2B2

A Educação Ideal para o Brasil Todos+pela+educa%C3%A7%C3%A3o
A Educação Ideal para o Brasil Charge-2012-03-04-educa%C3%A7%C3%A3o-brasileira

A Educação Ideal para o Brasil Escola_1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.