Compartilhe
Ir em baixo
Membro Ouro

Titulo :  
Registro : 28/07/2017
Mensagens : 1059
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

O Planeta 9 não é um Exoplaneta

em Dom 10 Set 2017 - 13:26

Muitas teorias já surgiram para explicar a existência e como o Planeta 9 poderia existir no Sistema Solar.

Desde que foram anunciadas as evidências de que haveria um planeta no Sistema Solar, bem distante, com uma massa dezenas de vezes a massa da Terra, a comunidade científica tratou de tentar entender de teorizar e até mesmo de observar o Planeta 9.

Entre as teorias que surgiram uma delas diz que o Planeta 9 na verdade seria um exoplaneta capturado pelo Sol.

O Sol como todas as estrelas nasce num aglomerado aberto e no começo da sua vida, suas irmãs estão próximos, o que permite e facilita que eventualmente uma estrela possa roubar, ou capturar um planeta de outra estrela.

Essa captura também pode ocorrer com os chamados planetas órfãos ou solitários, aqueles que estão, digamos desgarrados de suas estrelas.

Essa teoria ganhou força pelo fato de que é muito difícil explicar usando os modelos vigentes de formação planetária a formação de um planeta com 20 vezes a massa da Terra num local tão distante do sistema solar, entre 150 e 350 UA de distância.

Tentando entender se o possível Planeta 9 poderia ser um planeta capturado, um grupo de pesquisadores usou métodos alternativos para calcular a velocidade inicial da estrela depois de ter se formado no aglomerado estelar e partiu do princípio que não existem planetas solitários.

Considerando tanto aglomerados com muitas estrelas como aglomerados com poucas estrelas, os cientistas encontraram um número extremamente baixo de planetas que poderiam ser capturados e se ajustar às propriedades estimadas do Planeta 9.

Para uma população de 10000 planetas vagando, os cientistas encontraram que somente entre 5 e 10 planetas se ajustariam às condições.

Os pesquisadores concluíram que somente entre 1 a 6 porcento dos planetas são arrebatados nos setores de formação de estrelas com um número considrável de planetas vagando por ali, ou seja, a probabilidade do Planeta 9 ter sido capturado pelo Sol é quase zero e muito mais baixa do que a estimativa anterior.

MAs o problema ainda continua, como algo 20 vezes a massa da Terra, se formou tão longe assim do Sol?

A grande questão é que o início de um sistema planetário é algo que ainda desafia os cientistas, não é bem resolvido e por isso que uma sonda como a Juno tem uma grande importância.

Ela está lá estudando Júpiter para tentar entender como o planeta se formou e como o sistema solar teve seu início.

Fonte
Space Today
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum