Guerra civil na Síria

2 participantes

lai0n lai0n  • 01.05.16 1:47

Guerra civil na Síria Empty Guerra civil na Síria 01.05.16 1:47

Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Guerra civil na Síria 2set2015---soldado-turco-carrega-corpo-de-crianca-que-se-afogou-em-uma-tentativa-fracassada-de-chegar-ate-a-ilha-grega-de-kos-em-bodrum-na-truquia-1441206455190_615x300

Há alguns anos, os telejornais têm sido preenchidos todos os dias com uma escalada de imagens de violência e histórias de tragédias humanas vindas de um país do Levante, a Síria. Um dos fatores por trás dessa crise é a guerra civil que começou ali em março de 2011. O conflito fratricida foi estimulado, entre outras causas, por uma luta étnica e política entre a oposição sunita e o regime do presidente Bashar al-Assad, que é alauíta.

Inicialmente, as insurgências contra o governo, visto por muitos como ditatorial, se inseriram entre as manifestações da chamada Primavera Árabe, um termo inventado por ocidentais para designar uma série de revoltas contra políticas repressoras de alguns países do Oriente Médio e do norte da África a partir de 2010.

Nesse contexto de fragmentação do poder central da Síria, grupos extremistas ganharam terreno. É o caso do Estado Islâmico, que passou a controlar cerca de metade do território do país, incluindo a região da antiga cidade de Palmira. O Estado Islâmico, que surgiu no Iraque, tornou-se mais conhecido por divulgar vídeos em que seus prisioneiros são executados de modo cruel (muitas vezes, por meio da degola, enquanto a vítima está viva e consciente).

Mais de 200 mil pessoas já morreram na Síria em função da guerra. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), também em decorrência da guerra existem mais de quatro milhões de refugiados sírios espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil. Esse grande deslocamento humano, principalmente no sentido dos países ricos do oeste e do norte Europa, é um dos maiores da história contemporânea. Outros milhões de pessoas tiveram que migrar no interior da própria Síria, abandonando suas casas definitivamente.

O que você acha sobre isso?

Fonte: http://educacao.uol.com.br/listas/enem-2015-10-temas-de-atualidades.htm

Yσυ Dσит Kиσw Yσυ Dσит Kиσw  • 01.05.16 21:11

Guerra civil na Síria Empty Re: Guerra civil na Síria 01.05.16 21:11

Dado o histórico da região, e as intervenções sofridas, o norte africano e a região do oriente médio é uma mega bomba esperando para estourar, e acredito que só vimos pequenos estalos até agora. São tantos conflitos diferentes, mas interconectados que é até difícil ficar a par, especialmente quando a coisa começa em 4000 a.C.

lai0n lai0n  • 02.05.16 9:31

Guerra civil na Síria Empty Re: Guerra civil na Síria 02.05.16 9:31

Yσυ Dσит Kиσw escreveu:Dado o histórico da região, e as intervenções sofridas, o norte africano e a região do oriente médio é uma mega bomba esperando para estourar, e acredito que só vimos pequenos estalos até agora. São tantos conflitos diferentes, mas interconectados que é até difícil ficar a par, especialmente quando a coisa começa em 4000 a.C.
Para mim começou mesmo, quando a Europa decidiu dividir a África e o Oriente Médio como se fosse una pizza

Yσυ Dσит Kиσw Yσυ Dσит Kиσw  • 02.05.16 11:11

Guerra civil na Síria Empty Re: Guerra civil na Síria 02.05.16 11:11

lai0n escreveu:Para mim começou mesmo, quando a Europa decidiu dividir a África e o Oriente Médio como se fosse una pizza

 Isso foi um agravante, mas aquela região é conhecida pelos conflitos. Muito porque várias religiões (nascidas por lá) detém algumas daquelas cidades como sagradas, e por isso os povos lutavam pelo seu controle. Antes mesmo da Europa dividir o continente Africano,  as cruzadas já derramavam sangue no Oriente Médio. E antes disso, os próprios muçulmanos lutaram por aquele espaço, e antes deles, os judeus, os romanos, os egípcios...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.