Power Pixel Fórum - O melhor conteúdo você encontra aqui!
Redes Sociais:

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como criar um mapa para OtServ!!!!

Mensagem - Página 1 de 1

1 Como criar um mapa para OtServ!!!! em Ter 13 Set 2011 - 21:40

Membro Platina

Primeiramente eu tenho de falar que para o mapper ser bom é necessária muita prática, não é lendo esse tutorial que você vai ficar bom de uma hora para a outra, mas claro, os tutoriais sempre ajudam e é essa a minha intenção quando resolvi fazer este tutorial.

Para fazer mapas, nós usamos o OtMapEditor, se você não tem este programa aqui vai o link para o download do otmapeditor que eu uso (o simone map editor):

<>

A seguir irei disponibilizar um pequeno tutorial sobre o OtMapEditor.

Conhecendo o SimOne Map Editor

Imagem reduzida 62% do seu tamanho original [ 1024 x 768 ]

No botão onde tem file, se você clicar nele aparecerá o seguinte:

- New (Para fazer um novo mapa)
- Open (Para abrir um arquivo .OTBM)
- Import (Para importar um arquivo)
- Load Template (Esta opção serve para vc ativar um template, já existe um tutorial sobre templates, posteriormente eu ponho como link)
- Save (Salvar os arquivos)
- Save as (Salvar como)
- Properties (Propriedades)
- Exit (Sair)

Ao lado do File, existe o botão Edit, porém a maioria das funções presentes nele, tem nas figuras abaixo, chamado de TollBar.

Ao lado do Edit, existe o botão Views aonde você decide o que quer ver ou não na tela, eu gosto de marcar todas as opções possíveis, mas claro, isso é pessoal. O único botão que não é possível selecionar é o Windowns que tem:

- Materials (você pode escolher se a tela que mostra os materiais fica ou não na tela)
- OverView (Mostra todas as informações do item necessário)
- Jump To item (Pula para o Item que corresponde a ID que você escreveu)

Ao lado do botão View existe o Tolls que tem os seguintes botões:

- Verify map (verifica se o mapa contém algum erro crítico)
- Edit Towns (Nova função, você pode selecionar o nome da cidade e após isso colocar o templo dela)

Ao lado do Botão Tools existe o Floor ao qual você pode selecionar o floor (andar) que você quer trabalhar e, finalmente, temos o Help que tem informação que podem ajuda-lo.

No SimoneMapEditor exite o ToolBar que auxilia muito a nossa vida. Da esquerda (<-) para a direita (->) temos:

Novo documento - Abrir - Salvar - Recortar - Copiar - Colar - Botão selecionar - Botão de mover itens selecionados - Selecionar itens - Botão de ativar tecla de desenhar (é por ele que você irá fazer o mapa) - Borracha (Nesta versão, a borracha 1x1 só apaga itens superficiais, para apagar tudo precione o botão ctrl e após isso, clique sobre o que você quer apagar) - botão para definir a área de protect zone - botão para selecionar a área de respaws - help.

Obs. Para ampliar o mapa, pressione a tecla W
Para minimizar o mapa, pressione a tecla Q

Agora já é o suficiente por enquanto. Vamos ao mapa agora.

Começando a fazer o mapa

O que se faz primeiro no mapa, depende única e exclusivamente de você... Mas, nesse tutoral eu iri pôr as etapas em que eu gosto de trabalhar.

Primeiramente eu gosto de delimitar uma área sem se preocupar se está quadrado ou não... Após isso, é necessário concertar as partes quadradas.
Após você fazer o continete frio, você precisará delimitar as áreas de rios, lagos etc. Depois, você irá pôr as bordas e ao acabar de pôr as bordas, você irá ter de delimitar a cidade.

Faça uma cidade de preferência com coisas diferentes mas nada que inflija o rpg, por um exemplo, pirâmide na grama etc. Salvo objetos e/ou construções de quests.
Dentro da cidade construa casas, lojas, depots, templos e enfeite como quiser a sua cidade, se você não tem muita criatividade com cidades veja fotos de outros mapas. Até mesmo do Tibia normal.

Terminando a cidade comece a fazer áreas de caça. A seguir vão algumas dicas de locais de caças para cada rate.

x10000 -> como a experiência é muito grande dos monstros e rapidamente você irá avançar de level, não coloque muitos lugares de criaturas fracas, 2 no máximo e faça lughares com criaturas em excesso e muitos com criaturas muito fortes.

x100 -> a experiência ainda é alta, porém, você deve colocar mais lugares de caças para jogadores fracos do que o de x1000, claro. Recomendo Minotauros, Trolls e Rotworms. Nessa rate é muito recomendado pôr Warlocks, Demons, Behemoths, Dragons lairs (principalmente). Enfim, vocês que escolhem xD.

x10 -> Agora você deve diversificar as áreas, coloque muitas áreas de trolls, rotwoms, minotauros, cyclops, tarantulas e criaturas novas de up-date, não se faz necessário colocar muitas áreas de demon, 3 áreas são o suficiente (grandes, claro), mas capriche em todas as cavernas ein!

x1 -> Ponha muitas áreas de criaturas fáceis de matar, como rats, trolls, poisons spiders e rotworms (principalmente), façam áreas imensas e não se obseque por respawns, modere, não é necessário 10 rotworms de uma vez a não ser em um lugar mais escondido. Faça muitas áreas de criaturas medianas como de valkyries até necromancer... Não faz-se necessário de muitas áreas de criaturas fortes, mas faça-as grande e crapriche em todas nos mínimos detalhes, já que os players terão de passar um bom tempo naquela cavernas para upar de level.

Claro que essa dicas todos já sabem, mas é sempre bom reforçar.

Outra coisa muito importante a se dizer é que, num mapa não pode haver apenas áreas para caçar, você deve fazer lugares calmos e tranqüilos para os jogadores se acalmarem depois de uma hunt pesada. Também para os jogadores fazerem uma festinha (xD), paquerarem, namorarem, enfim, para os players terem uma quantia ilimitada de coisas para fazer sem ser caçar, caçar, caçar e caçar. Dentro de uma cidade por um exemplo, pode havr um parque (invenção...), ouum lago que seja bonito.

Sobre Quests, eu recomendo você fazer muitas quests, mas, claro, quests que envolvam raciocínio, força, e habilidade. Também tenha criatividade nas quests e sempre explore o máximo do seu jogador. Faça sempre uma história para as quests. Aqui irei dar um exemplo de quests:

Existe um npc que travou uma luta horrível com uma guerreiro e quase morreu não fosse por uma abrigo que ele tinha encontrado, neste abrigo ele conheceu um bruxo ao qual lhe ensinou todas as mágias, mas, um dia, o bruxo morreu e este npc ficou vagando pelo mundo até achar uma cidade, ao qual se hospedou e resolveu ensinar as artes milenares para outras pessoas...

Este é um exemplo de um início de uma quest. Tenha critividade, isto é o que faz a diferença.

Espero que gostem do meu tutorial e que este ajude muita gente. Esse tutorial é uma parte resumida. Se tiver tempo, irei fazer outros... Tomara que vocês gostem.


download:
http://www.speedyshare.com/files/22634423/OTMapEditor_0.5.6_-_854.zip

Tuto Criado por danilocosta

2 Re: Como criar um mapa para OtServ!!!! em Sex 6 Abr 2012 - 0:55

Membro Elite

Closed
Inativo!

Mensagem - Página 1 de 1

Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum