Kim3di Kim3di  • 26.01.14 1:01

Bloqueador de xing-ling da Anatel pode desativar dois a cada 10 celulares Empty Bloqueador de xing-ling da Anatel pode desativar dois a cada 10 celulares 26.01.14 1:01

O sistema da Anatel que vai bloquear aparelhos não homologados deverá entrar em vigor somente após a Copa do Mundo, segundo semestre do ano que vem. Antes previsto para ser ativado no início de 2014, a agência estima que cerca de 20% dos 255 milhões de aparelhos celulares do país sejam inutilizados pelo sistema, segundo dados próprios.
[img=695x389][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
As operadoras passarão a alimentar uma base de dados contendo o IMEI de todos os modelos homologados, que passaram pela inspeção técnica da Anatel. Ao ser habilitado na rede de uma operadora, o telefone será rastreado pelo sistema, que liberará o acesso dependendo deste número.
Você sabe o que é o IMEI do celular? Saiba mais sobre este assunto no TechTudo
Aparelhos não homologados serão sumariamente bloqueados para originar e receber chamadas, SMS, assim como acessar a internet via rede de dados. A lista inclui todas as réplicas e celulares sem marca importados – os famosos xing lings –, assim como aparelhos roubados cujos IMEIs foram clonados e bloqueados pela operadora.
Apesar de aparelhos originais comprados no exterior não serem homologados pela Anatel, eles não serão alvo do sistema de bloqueio, desde que os modelos também sejam vendidos no país. Portanto, brasileiros ainda poderão comprar gadgets no exterior e usá-los no Brasil, mas devem se certificar que eles sejam comercializados nacionalmente, como o iPhone 5S ou o Galaxy S4, para citar exemplos.

O mesmo não deverá acontecer com aparelhos fabricados somente no exterior. Há, portanto, um risco de que celulares de estrangeiros visitando o país, por ocasião da Copa, sejam bloqueados pelo sistema. Por conta disso, a Anatel preferiu adiar a nova regra para o segundo semestre de 2014.

O grande objetivo do novo sistema, segundo a Anatel, é combater a comercialização de aparelhos piratas, que respondem por milhões de unidades vendidas no país e são uma das maiores causas de problemas de rede. A esperança é que, com a eliminação desse tipo de smartphone do país, sejam diminuídos os problemas com queda de ligações e qualidade do sinal.

Via: Veja e Gizmodo

Fonte: TechTudo

Riddle Riddle  • 26.01.14 22:07

Kushina Kushina  • 07.02.14 16:20

Bloqueador de xing-ling da Anatel pode desativar dois a cada 10 celulares Empty Re: Bloqueador de xing-ling da Anatel pode desativar dois a cada 10 celulares 07.02.14 16:20

ALERTA - MODERAÇÃO
Tópico Movido Para a Área Correta


ALERTA - NOVATO
Usuário : Riddle
Motivo : Desvio de Assunto
Não será punido pois é um membro novato !
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

BH Servers

Recomendamos a BH Servers com proteção DDOS gratuita em Cloud Server de alta performance. Entrega imediata.