Power Pixel Fórum - O melhor conteúdo você encontra aqui!
Redes Sociais:

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A evolução do MSN Messenger

Mensagem - Página 1 de 1

1 A evolução do MSN Messenger em Sex 5 Ago 2011 - 9:08

Membro Prata

O MSN mudou muito nesses últimos 12 anos de existência, trazendo novidades diversificadas a cada nova atualização disponível. Acompanhe todas elas.

O lançamento: Messenger Service 1

Em 21 de junho de 1999, quando o MSN foi lançado, a única coisa que você podia fazer era conversar por texto, usando apenas 320 Kb de espaço no disco rígido para instalar o programa, imagine só! Ele permitia a conversa entre usuários do Hotmail e do AOL Instant Messenger.

Com uma lista de contatos simples, você não podia mudar seu status (apenas com as opções online, offline e ausente) ou excluir “amigos” de sua lista. Todavia, desde a primeira versão, era possível bloquear pessoas com quem você não queria conversar, o que, vamos confessar, é uma das opções mais usadas do mensageiro.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Messenger Service 2 e 3

Para a segunda versão do MSN, disponibilizada em novembro do mesmo ano, era possível personalizar a janela de conversas, inserção de banner de anúncios e troca do botão “web” pela opção “mail”, mais intuitiva para os usuários. Ele podia ser instalado, inclusive, no Windows Me, para quem usava essa versão do sistema operacional.

A grande mudança veio no MSN 3.0, porém não em sua interface. É nesta versão que foi introduzido o envio de arquivos entre contatos e a realização de conversas de voz. Para as conversas, o usuário precisava apenas de uma placa de áudio, microfone e caixa de som, usando o Net2Phone, um dos primeiros provedores de serviço VoIP.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Além disso, o Service 3 foi o primeiro a enviar mensagens de texto para celulares, bastando apenas configurar os números de telefone na nova aba de opções disponível no comunicador. Isso fez com que, em 2001, o MSN atingisse a marca de 31,9 milhões de usuários em todo mundo.

Messenger 4.6 e o Windows Messenger

Retirando o “Service” do seu nome de batismo em março de 2001, o MSN Messenger 4.6 revelou um visual um pouco mais aprimorado e, especialmente, um melhor gerenciamento e organização de contatos, já que agora mais pessoas faziam parte da sua lista de amigos do comunicador.

Vale a pena dizer que a versão 4.6 era compatível apenas com as versões anteriores ao Windows XP, lançado em outubro do mesmo ano. Para o XP, era possível usar apenas o Windows Messenger, que vinha instalado no sistema operacional.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MSN Messenger 5 e 6

Aumentando cada vez mais o número de usuários, o MSN Messenger 5 foi liberado em sua versão completa no mês de setembro de 2002, agora disponível para todos os sistemas operacionais do Windows, podendo inclusive ser usado juntamente com o Windows Messenger no XP. A versão trazia uma interface mais trabalhada e o ícone característico do bonequinho, já na janela do login.

Já a versão 6.0, lançada em julho de 2003, pode ser considerada a grande responsável por grande parte das opções que ainda existem atualmente. Entre os destaques podemos afirmar que o uso de emoticons no texto é, certamente, o primeiro da lista.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MSN Messenger 7

Em abril de 2005, a última versão a ser usada no Windows 98 e Me foi liberada para os usuários, trazendo os Winks como grande destaque. Agora era possível mandar pequenas animações para os amigos, compartilhando-as durante a conversação.

Na atualização para a versão 7.5, uma das mais populares do mensageiro, o usuário podia usar planos de fundo dinâmicos e gravar mensagens de áudio de até 15 segundos, para enviar aos amigos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Windows Live Messenger, a versão 8.0 do antigo MSN

Com um nome diferente outra vez, fortalecendo a marca Windows Live, a nova versão do Messenger surgiu em novembro de 2005, trazendo uma tela inicial diferenciada e mais completa em relação às versões anteriores.

Além de permitir a visualização de sua imagem de exibição, a tela inicial do Windows Live Messenger 8.0 permitia armazenamento do endereço de email e senha, além de conectar o usuário automaticamente com apenas um clique, configurando a opção diretamente na primeira página.

Ao entrar no novo mensageiro, o que se via era o padrão atual da exibição dos contatos, destacando-se o apelido usado por cada amigo e sua mensagem pessoal. A imagem de exibição podia ser vista ou escondida por meio de uma seta, facilitando o aumento da área de visualização de mensagens.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Em termos de usabilidade, o maior destaque foi o envio de mensagens mesmo estando offline, o que trouxe mais privacidade para quem queria conversar, mas não queria aparecer para todos os contatos nem mesmo bloquear boa parte da lista de pessoas.

A revolução 8.5

Apesar de já trazer diversas novidades para o comunicador, pode-se dizer que a atualização mais marcante do Messenger foi a versão 8.5, merecendo destaque especial na história do mensageiro. Ela é a versão que mais trouxe melhorias, sendo lançada em maio de 2007.

A instalação era realizada através do pacote Windows Live, no qual você instalava também o Messenger em seu computador. Trazendo um design novo e moderno, no estilo do Windows Vista, a versão manteve a escolha de cores de fundo de janelas, porém trouxe efeitos mesclados para a personalização.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Os emoticons, que já eram extremamente usados, ficaram ainda melhores, uma vez que estavam mais “animados”. Nesta época, surgiram diversos pacotes para criar e baixar emoticons, algo que certamente aumentou a popularidade do mensageiro. Para completar, foi investido bastante em interatividade, iniciando a fase de jogos online e vídeos compartilhados.

Windows Live Messenger 2009

As grandes novidades do Messenger 2009, apresentado oficialmente no início daquele ano, permitiam ao usuário usar links na área de status, imagem de exibição dinâmica e sons individuais para as diversas ações do sistema.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A borda colorida, com a indicação de seu status e de seu contato, também fez sua estreia no Messenger 2009, assim como as últimas atualizações de cada contato (agora mostrados para todos os usuários). Vale a pena citar ainda que outros recursos foram retirados, como as pastas compartilhadas (utilizando agora o Windows Live SkyDrive), ou limitados por região, como alguns jogos.

Windows Live Messenger 2011 e as redes sociais

Fechando esta história do MSN, nada como falar do último Windows Live Messenger que, apesar de lançado em junho de 2010, contava com o nome “2011” já destacado em seu sistema. Aqui, a grande mudança se deu graças à interação com as redes sociais, algo que agradou a alguns e desagradou a muitos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Todavia, vale destacar que uma das modificações que certamente acrescentou ao comunicador foi a possibilidade de bater papo com os amigos do Facebook diretamente pelo Messenger, centralizando ambos os serviços em um só local.

Para quem está acostumado em abrir apenas a lista de contatos e não quer se conectar a nenhuma rede, o Messenger 2011 trouxe um botão na lateral superior direita que retorna à visualização mais característica do mensageiro, facilitando o uso daqueles que gostavam das versões anteriores.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Depois de algum tempo do lançamento, só em 2011 o Messenger Plus! pode ser usado juntamente com a versão mais atual do comunicador, o que foi mais um ponto que desfavoreceu a adesão ao novo sistema de mensagens.

No Brasil, no entanto, o Messenger continua firme e forte, mantendo a dianteira nos comunicadores, sendo utilizado por 65% dos usuários com acesso à internet todos os dias. Portanto, nada de terminar a história do MSN neste artigo, já que o mensageiro ainda terá muita coisa para contar.

2 Re: A evolução do MSN Messenger em Sex 5 Ago 2011 - 10:15

Membro Platina

Evoluiu mesmo ;o
Eu nunca tive percebido isto.
Para mim a única coisa que mudava era o Messenger Plus. aushaus

3 Re: A evolução do MSN Messenger em Sex 5 Ago 2011 - 10:46

Membro Diamante

ƈēʑƗƞƕā Ɓ.Đ.√ escreveu:Evoluiu mesmo ;o
Eu nunca tive percebido isto.
Para mim a única coisa que mudava era o Messenger Plus. aushaus

4 Re: A evolução do MSN Messenger em Sex 5 Ago 2011 - 11:14

Membro Prata

Evoluiu para melhor porem eu uso a versao 7.5 Smile
As novas versões habituaram-nos a grandes bugs, como quase tudo o que vem da Microsoft :p

5 Re: A evolução do MSN Messenger em Sex 5 Ago 2011 - 12:51

Membro Diamante

Eu não baixo o msn, uso on_line pelo Hotmai.com

6 Re: A evolução do MSN Messenger em Sex 5 Ago 2011 - 14:02

Membro Bronze

Cara, mesmo dia que eu nasci Very Happy lalalalalala

Evoluiu muito!!

Mensagem - Página 1 de 1

Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum