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Ragnarok tudo sobre ele

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1 Ragnarok tudo sobre ele em Qui 6 Jun 2013 - 10:34

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Manual de Ragnarok online!!

1.Introdução

O que é Brasil Ragnarök Online (BRO)?

É um MMORPG criado pela Gravity, que, no Brasil, é localizadoe distribuído pela Level Up! Ragnarök é baseado no mangá coreano de mesmo nome criado por Myoung Jin Lee. A obra mistura mitologia nórdica com um toque oriental.


Legal. Err... Mas o que é um MMORPG?

MMORPG é um termo em ingles para RPG online para múltiplos jogadores.

obs: RPG significa Roling Playing game, que quer dizer Jogo de Interpretação.

Resumindo: é um mundo virtual no qual você pode interagir com milhares de jogadores em tempo real. Basta ter um PC conectado à internet e instalar o programa de Ragnarök.

Ao acessar esse mundo, você vai encontrar milhares de personagens que são controlados por outros jogadores. Isso faz com que o jogo seja completamente imprevisível e extremamente dinâmico.

Além disso, ele é um jogo de interpretação, onde você pode criar e desenvolver um personagem. O mundo continua existindo mesmo quando você não está online.

Você não precisa aceitar um destino e uma história: você mesmo vai criá-los!


Uau! E como você vence o jogo?

Da mesma forma que na vida real. Você deve definir seus próprios objetivos. bRO é mais do que um jogo, é um novo mundo esperando para ser explorado. Derrote o temido Bafomé e veja as histórias de seus feitos se espalharem pelo mundo.

Funde um clã e ajude seus colegas a conquistar um castelo. Crie uma espada poderosa, e outros jogadores virão à sua procura em busca de novas armas. Não existe um final definitivo, em Ragnarök Online quem decide seu destino é você. Todos começam como Aprendiz: um personagem fraco, sem zeny (a moeda do jogo), habilidades e... bem, uma profissão. Mas ao encontrar armas, itens raros e unir esforços com outros jogadores para derrotar monstros mais fortes, você progride e pode atingir um nível que permitirá a escolha de sua primeira profissão.

Antes disso, porém, você deve passar por certos testes para merecer sua promoção. Seu nível e classe determinarão as habilidades especiais e itens que você poderá utilizar.


Faça parte da comunidade

Expanda suas amizades!

Ragnarök Online está repleto de incríveis personagens. Onde mais seu melhor amigo pode ser um cavaleiro, caçador ou bruxo?

Por detrás de cada habitante de Rune-Midgard está uma pessoa de carne e osso. Crie laços com novos companheiros, tanto nas suas aventuras em Rune-Midgard quanto na vida real.



- Use as ferramentas de bate-papo e emotions para começar conversas.
- Crie grupos com outros jogadores e ajudem uns aos outros para completar desafios maiores.
- Crie um grupo de caça para derrotar monstros mais poderosos.
- Entre para um clã e participe de grandes guerras. Nada se compara à emoção de um confronto para unir seus membros


2.Como funciona o sistema de níveis?

Nesse game um dos seus principais objetivos será "upar" que significa passar de nível.
Existem 2 tipos de níveis no Ragnarok, o nível de base e o nível de classe.

O nível de base você upa até o 99 (menos as terceiras classes que upam até o nível 150...Explico depois para não complicar o raciocínio), já o nível de classe você upa até o 50 ou até o 70 dependendo de qual classe você seja.*
*Classes Expandidas vão até o nível 70 de classe, menos Taekwons e evoluções, Trasnclasses também vão até o nível 70 de classe, Aprendizes vão até o nível 10 de classe, primeiras classes, 1-1, e segundas classes, 2-1 e 2-2, vão até o nível 50 de classe, Taekwons, Mestres Taekwons e Espiritualistas também vão até o nível 50 de classe mesmo sendo classes Expandidas.


3.Classes

Aprendiz

Bom agora vem uma das partes mais legais pra quem ta começando...As classes.

Para um aprendiz passar de classe ele tem que adiquirir nível de classe nível 10 ou simplesmente chegar ao nível 45 de BASE e virar um SA (Super Aprendiz).



Super Aprendiz

Alguns Aprendizes optam por continuar com sua inocência e em vez de mudar de classe como outros se torna um Super Aprendiz!

Super Aprendiz é a classe mais versátil do game, pois possui várias skills* (*habilidades) de todas as classes 1-1.


4.Classes 1-1

Um Aprendiz pode se tornar qualquer classe 1-1 assim que conseguir chegar ao nível 10 de classe.

Espadachins

Espadachin é uma classe de ataques fisícos, suas skills* (*habilidades) são voltadas para lanças e espadas.

Arqueiros

Os Arqueiro é uma classe de ataques a longa distância, suas skills* (habilidades) são voltadas para arco e flechas.

Magos

Mago é uma classe de ataques mágicos, bastões são a melhor opção de armas deles.

Noviços

Noviço é uma classe voltada para buffs* (*magias usadas em chars que aumentam seus status/atributos)

Mercadores

Mercador é uma classe para conseguir zenny*(*é o dinheiro do jogo), a arma deles normalmente são machados.

Gatunos

Gatunos é uma classe de ataques fisícos de alta esquiva por conta de uma habilidade, suas skills são voltadas para Adagas.

5.Classes 2-1

Cavaleiros

Cavaleiros são uma das evoluções de Espadachins, suas skills também são voltadas para lanças e espadas.
Cavaleiros podem montar em Peco-Pecos* (Monstros do game).
Um espadachin pode se tornar um Cavaleiros assim que atingir o nível 40 de classe.


Sacerdotes

Sacerdotes são uma das evoluções de Noviços, suas skills*(habilidades) são voltadas para buffs*(magias capazes de aumentar status/atributos de chars**(**chars são os personagens)).

Caçadores

Caçadores são uma das evoluções de Arqueiros, suas skills são voltadas para Arco e flechas.
Caçadores ainda tem a vantagem de usar Falcões como ajuda em suas batalhas*(se quiser sim, se não, não).
Arqueiros podem se tornar Caçadores assim que atingirem nível de classe 40.


Bruxos

Se tornar um Bruxo é uma das opções que um Mago tem assim que alcançar nível 40 de classe.
Bruxo é uma classe voltada para magias assim como os magos.


Mercenários


Mercenários são evoluções de Gatunos.
Mercenários são voltados para ataques fisícos e suas skills são voltadas para Katares.
Um Gatuno pode se tornar um Mercenário assim que alcançar nível 40 de classe.



Ferreiros

Ferreiros são evoluções de Mercadores, Ferreiros conseguem forjar armas voltando a classe para vendas.
Mercadores em nível 40 de classe já podem se tornar um Ferreiro.


6.Classes 2-2

As classes 2-2 são a segunda opção de evoluções das classes 1-1, resumindo, as classes 1-1 escolhem se querem evoluir para suas 2-1 ou suas 2-2.
Veja abaixo as classes 2-2.


Templários

Os Templários são as classes 2-2 de espadachins.
Espadachins podem se tornar Templários quando alcançarem nível 40 de classe.
Os Templários também podem usar montarias assim como os cavaleiros.


Monges

Monges é uma das evoluções de Noviços.
Ao completar nível 40 de classe um Noviço pode se tornar um Monge.
Monges são bem diferentes de Noviçoes, pois são bem destrutíveis e são voltados para ataques fisícos e não para Buffs.


Sábios

Sábios são uma das evoluções de Mago.
Assim que um Mago atingir nível de classe 40 poderá se tornar um Sábio.
Sábios também é uma classe magica assim como Magos.



Alquimistas

Alquimistas são evoluções de Mercadores, só que ao contrários dos Ferreiros que forjam armas, Alquimistas tem o poder de criar poções, sendo assim uma classe comercial também.
Alquimistas também podem criar Homoncúlus*(*Monstros de batalha comandados para ajudar em batalhas).
Somente Mercadores nível 40 de classe podem se tornar Alquimistas.


Arruaceiros

Arruaceiros são evoluções de Gatunos, voltados para Arco e flechas ou Adagas.
Gatunos que chegarem ao nível 40 de classe poderão se tornar um Arruaceiro.


Bardos e Odaliscas

Arqueiros do gênero que alcançarem nível de classe 40 podem se tornar Bardos, e ArqueirAs do nível 40 de classe podem se tornar Odaliscas.
Odaliscas usam chicotes/arco e flechas como arma já Bardos usam violões/violinos/arco e flechas como arma, as duas classes tem em comum que as duas são classes músicais, resumindo, tem skills*(*habilidades)em que tocam músicas para Buffar.



7.Transclasses

Oque são Transclasses?

Funciona assim: Quando você pega nível 99 em base e 50 em classe com uma classe 2-2/2-1 você tem a opção de rebornar, ou seja, você tem a opção de resetar seus níveis e voltar a ser Aprendiz.

KKKKKKKK....NOOB!Se eu já so level máximo por que bucet* eu iria voltar do zero heim?

Simples!
Personagens Transclasses tem 100 pontos de atributos a mais que segundas classes, e a cada classe que você passa você ganha um bônus de HP e SP ou seja, além de ganhar bônus em HP e SP, ganhar novas skills e ainda poder virar uma Transclasse.


8.Classes Expandidas

Classes Expandidas são classes especiais, elas não rebornam, ou seja, não tem Transclasses.
Classes Expandidas, assim como as Transclasses vão até o nível 70 de classe.



Ninjas

Ninjas podem ser Ninpous*(*mágicos), ou fisícos, Ninjas fisícos usam normalmente shurikens e kunais.
Hoje em dia, Ninjas são umas das melhores classes para fins de PvP*(*Para matar outros personagens)!


Justiceiros

Justiceiros são praticamente a classe mais "moderna" de Ragnarok Online, eles não usam espadas, nem machados, maças, bastões, adagas, katares, arco e flechas, shurikens ou kurnais, aah não...isso é muito medieval para eles, eles usam armas, isso mesmo!Eles usam espingardas, pistolas, metralhadoras etc...
Com uma build*(*combinação de atributos) certa Justiceiros ownam*(*arrebentam) em PvP*(*Player VS Player).
Você é rápido no gatilho? Então prepare suas balas e siga o caminho dos Justiceiros! 


Taekwons

Taekwons, até hoje, são a única classe Expandida que evoluem.
Taekwons não usam armas, simplesmente batem com as mãos e os pés, pois, são uma classe Marcial.


Mestres Taekwons e Espiritualistas

Taekwons podem virar Linkers* ou Mestres Taekwons(*Espiritualistas) assim que atingirem o nível 40 de classe.
Espiritualistas possuem um certo tipo de Buff que melhora MUITO as classes, porém, eles não são uma boa opção para lutar em batalhas, são bons apenas para Buffar.

Mestres Taekwons são como Taekwons melhorados, continuam sem poder usar armas e suas skills também são voltadas para ataques fisícos.



9.Como funcionam os Atributos?

É muito simples.
Existem 6 tipos atributos no Ragnarok:
Força, agilidade, inteligência, sorte, vitalidade e destreza.


E qual a função deles?

Força: Serve para aumentar sua capacidade de carga*(*é a capacidade de carregar coisas no inventário) e aumentar seu ATQ*(*ataque fisíco).

Agilidade: Aumenta a esquiva e a Aspd*(*velocidade de ataque).

Inteligência: Aumenta seu ATQM*(*ataque mágico), DEFM*(*defesa mágica) e o total de SP*(*energia usada para castar*(*conjurar/usar) skills*(*habilidades)).

Sorte : Aumenta a taxa de esquiva perfeita e seu crítico*(*crítico é um ataque infligido em que o ataque não é afetado pela defesa do oponente), a chance de sucesso em forjas e a chance de sucesso na hora de criar poções.


10.Pets

Pets são bichos de estimação que servem para enfeitar e para conceder bônus em atributos.
Um personagem só pode ter 1 pet por vez.
Pets sentem fome, e podem até fugir!Funciona assim: Um pet tem uma certa lealdade, quanto mais alta, mais leal a você ele é, podendo até falar com você!Se você não alimentá-lo*(*apenas quando eles estiver com fome), nem brincar com ele de vez em quando, sua leal não aumenta.Se ele sentir muita fome e não ser alimentado ele foge.

Em Rune-Midgard é possível que um dos terríveis monstros se torne seu fiel amigo! Se tratado bem, ele o acompanhará em sua aventura e pode até mesmo começar a falar com você.

Mas não pense que será fácil, afinal ter um Bichinho de Estimação exige muita responsabilidade e cuidado por parte de seu dono. Veja abaixo o que fazer para ganhar um amigo inseparável em Rune-Midgard.


Apenas alguns monstros podem ser domesticados e, para isso, é necessário ter o item certo (ou ter o item a ser trocado pelo Item de Domesticação em certos NPCs).


Quando você tiver o item certo, procure o monstro.


Tome cuidado ao usar o item! Clique duas vezes nele e um alvo aparecerá. Coloque o alvo sobre o monstro e clique. (Cuidado! Se você for acertado ou se clicar em outra coisa que não seja o monstro, o Item de Domesticação será perdido!).


Uma roleta aparecerá, você deve clicar nela e esperar para descobrir se teve sucesso ou não na captura.


Se você teve sucesso, parabéns! Agora você é o dono de um fantástico Ovo!.


Antes de abrir o ovo com uma "Incubadora de Bichinhos" (que é vendida por NPCs nas principais cidades, é melhor que você tenha alguma comida para alimentá-lo. Portanto, pesquise sobre o que ele gosta de comer. Pode ser bom pesquisar sobre que Acessório ele pode usar também, para torná-lo mais bonito.


Nunca deixe seu Bichinho com fome, mas também não saia entupindo ele de comida! Bichinhos adoram aventuras e ficam muitos tristes se o dono deles morre.

Para ver se seu Bichinho está feliz, clique nele com o botão direito do mouse. Se você tratá-lo direitinho, quem sabe algum dia ele pode achá-lo digno de poder ouvir suas pérolas de inteligência. 

:Veja abaixo os bônus que cada um concede:


Poring
SOR +2, Crítico +1

Drops
Precisão +3, ATQ +3

Lunático
Crítico +2, ATQ +2

Picky
FOR +1, ATQ +5

Chon Chon
AGI +1, Esquiva +2

Bebe Selvagem
VIT +1, Máx. HP +50

Filhote de Lobo
INT +1, Máx. SP +20

Rocker
Recuperação de HP +5%, Máx. HP +25

Esporo
Precisão +5, ATQ -2

Poporing
SOR +2, aumenta a resistência a Veneno em 10%

Chon Chon de Aço
AGI -1, Esquiva +6

Peco Peco
Máx. SP -10, Máx. HP +150

Esporo Venenoso
FOR +1, INT +1

Fumacento
AGI +1, Esquiva Perfeita +1

Yoyo
Crítico +3, SOR -1

Orc
DEF -3, ATQ +10

Guerreiro
DEF +1, INT +1

Munak
VIT +1, aumenta a resistência a atordoamento em 1%

Bongun
ATQM -1%, ATQ +1%

Dokebi
ATQM -1%, Ataque contra todos os monstros +1%

Isis
Velocidade de Ataque -1%, DEF +2, DEFM +2

Petite
FOR +1, DES +1

Sohee
Esquiva -5, Esquiva Perfeita +2

Mosca Caçadora
ATQ e ATQM + 1%, Máx. HP e Máx. SP -3%

Deviruchi
ATQ e ATQM + 1%, Máx. HP e Máx. SP -3%

Alice
DEFM +1, aumenta o ataque contra raça Humanóide em 1%

Zealotus
Aumenta o ATQ e ATQM contra raça Humanóide em 2%

Bafomé Jr.
DEF e DEFM +1, diminui a resistência a atordoamento em 1%

Goblin Natalino
Máx. HP +30, aumenta a resistência à propriedade Água em 1%


11.Homoncúlus

Homoncúlus são criaturas que ajudam os donos em batalha.
Até hoje somente Criadores e Alquimistas podem ter esse tipo de "amigo".
Homoncúlus evoluem e upam!



12.PvP

PvP é a sigla de Player VS Player, que significa Jogador contra Jogador.
Quando alguém te chama para ir uma x1 ou para ir PvP com ele, ele na verdade está te chamando para os 2 "brincarem" de baixar o cacet* um no outro. 

Então mapas PvP e arenas PvP são lugares para players lutarem entre sí.

obs:Se uma pessoa que você quera bater estiver no seu grupo você não conseguirá bate-lo.



13.Clãs GDE e WOE

Oque são clãs?

Clãs são como grupos, a diferença é que é maior a capacidade de personagens, tem emblema, upam e tem até hablidades.
Qualquer um pode criar um clã, basta ter a Emperium*(*minério vendido por Rops e dropado por certos monstros), e digitar o comando: /guild "Aqui coloque o nome do clã, não se esqueça das aspas", antes de criar um clã lembre-se que é uma ENORME responsabilidade, e esteja pronto para aceitar critícas e elogios, além de que brigas familíares irão ocorrer intensamente e você como dono do clã se compromete querendo ou não.


WOE/GDE

GDE significa Guerra do Emperium, e WOE - War of Emperium, em uma GDE vários clãs brigam entre sí para quebrar a Emperium, assim que quebrada, seu clã conquista o castelo correspondente e membros de outros clãs são automaticamente teletransportados para seu ponto de retorno, mas esteja certo de que eles voltam...
Então prepare seu clã e esteja pronto para baixar a porr*da em quem ver pela frente, pois GDEs são eventos PvP.


14.Comandos básicos

ESC : Mostra o menu do jogo, onde possível trocar o personagem, sair ou continuar no jogo.

Insert (botão) : Senta/Levanta para acelerar o processo de recuperação de HP (esta opção sera possível se você possui nível de classe 3).

F1-F9 : Atalhos
para itens e habilidades. Basta abrir o menu de habilidades (alt+S) e
escolher quais das habilidades você quer acionar pelo atalho, clicar e
arrastá-la para uma das janelas vagas. A partir da, para acessa-la,
basta apertar a tecla de F1 a F9 correspondente.

F10 : Aumenta ou diminui o tamanho da janela de chat.

F11 : Fecha todas as janelas.

F12 : Abre/fecha
o menu de atalhos. Você tem ao todo 3 menus de atalhos diferentes. Para
alterná-los, basta apertar a tecla F12 repetidas vezes.

Alt + A : Mostra/esconde o Menu de Status.

Alt + C : Mostra/esconde o Menu do Chat. Quando você estiver com uma sala de Chat aberta, não poder movimentar seu personagem.

Alt + E : Mostra/esconde o Menu de Itens.

Alt + O : Mostra/esconde o Menu de Opções.

Alt + Z : Mostra/esconde o Menu de Grupos.

Alt + Q : Mostra/esconde o Menu de Equipamentos.

Alt + S : Mostra/esconde o Menu de Habilidades.

Alt + V : Aumenta ou diminui o tamanho do Menu de Informações Básicas.

Alt + X : Tem a mesma função do botão ESC.

Alt + H : Mostra/esconde o Menu de Lista de Contatos.

Alt + L : Mostra/esconde
o Menu de Emotioes/Emoticons. Basta clicar com o botão direito do mouse
sobre qualquer um deles que a respectiva tecla de atalho aparecer em
sua barra de chat. Aperte Enter para ativar o emoticon.

Alt + M : Mostra/esconde
o Menu de Lista de Atalhos. Aqui você pode programar quais palavras,
frases, comandos ou emoticons poder acessar através da tecla de atalho
correspondente.

Alt + End : Mostra/esconde o indicador de HP/SP.

Alt + 1 - 10 : Acessa o que você programou no Menu da Lista de Atalhos (Alt+M).

Ctrl + Tab : Muda
o modo de exposi??o do mapa que fica no canto superior direito da tela.
Ele possui 3 modos de exibição, sólido (mais nítido) semi-transparente
ou desativa sua exibição.

Print Screen ou Scroll Lock : Tira
uma foto da tela ou screenshot. Esta imagem será automaticamente salva
no diretório que aparecer em sua tela. Geralmente este diretório será o
C:\Arquivos de Programas\Gravity\Ragnarok OnLine\screenshot.

/nc : Aciona a opção de auto-ataque.

/ns : Habilita usar habilidade cura em monstros.

/tip : Mostra algumas dicas do jogo.

/skip : Mostra a lista de comandos acesséveis através da janela de chat.

/bmg : Liga e desliga a música.

/effect : Liga e desliga os efeitos sonoros.

/ex “nome do personagem” : Abre/fecha
o menu de atalhos. Voc? tem ao todo 3 menus de atalhos diferentes. Para
alterná-los, basta apertar a tecla F12 repetidas vezes.

/ex : Mostra todos os personagens que você proibiu de lhe enviar mensagens particulares com o comando acima.

/exall : Bloqueia o recebimento de mensagens particulares vindas de todos os jogadores.

/in “nome do personagem” : Permite
que um personagem que estava impossibilitado de enviar mensagens
particulares a você (comando /ex “nome do personagem”) volte a
utiliza-las.

/inall : Permite que todos os jogadores que estavam com mensagens bloqueadas para você possam enviá-las novamente.

/organize “nome do grupo” : Cria
um grupo. Com um grupo criado, basta clicar com o botão direito do
mouse sobre outro jogador e escolher a opção que o convida para entrar
para o grupo. Atenção: você só poder criar ou entrar para um grupo se
não fizer parte de nenhum outro. Para mais informações, consulte a
se??o Trabalhando em Grupo do Guia do Jogo. O nome do grupo não poder
ter “espaços” – ao invés disso, utilize _ ).

/leave : Você sai do grupo em que está.

/expel “espaço” nome do personagem : Remove um jogador de um grupo. Somente o líder do grupo pode remover jogadores.

/where : Mostra onde você está localizado (nome do mapa e coordenadas nos eixos x e y – horizontal e vertical respectivamente).

/w ou /who : Mostra o número de jogadores online no servidor.

/savechat : Salva todo o histórico de mensagens da janela de chat em um arquivo de texto.

/fog : Liga e desliga o fog

/miss : Desativa a indicação de “Miss” quando você faz ou recebe um ataque

% <chat message> : Convida os membro de um grupo a participar de um chat

/memo : Memoriza o ponto onde poder ser aberto um portal (Funciona somente para sacerdotes que tem a habilidade “Portal”)

/bingbing : O personagem gira em sentido anti-horário

/bangbang : O personagem gira em sentido horário

/doridori : Balanceia a cabeça pra esquerda e direita

/chat : Abre uma sala de chat

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